Quem não gosta destes dias mais quentes… mais longos e acima de tudo da leveza que se faz sentir?? (eu adoro!!)
Há tanta coisa boa nestes dias mais quentes…que por vezes nos esquecemos de pequenos gestos que são fundamentais para a nossa saúde.
Alguém dá um palpite sobre o que estou a falar??
Da água, da hidratação…da reposição de líquidos corporais que vamos perdendo ao longo do dia e que muitos de nós se esquecem de repor!!
Sabemos que longos períodos de exposição a temperaturas elevadas podem resultar em problemas associados a um desequilíbrio electrolítico, incluindo a desidratação, mas por vezes nos esquecemos disso certo?
Repara…a desidratação é muito mais do que sentir sede. Os sinais de desidratação também podem incluir espasmos, tensão no pescoço ou na mandíbula, obstipação e problemas cardiovasculares.
Muitas pessoas que apresentam sintomas como dificuldade em se concentrar ou dores musculares persistentes são também pessoas que bebem muitos poucos líquidos.
Mas afinal o que é a desidratação??
É nada mais do que a perda excessiva de líquidos corporais, ou seja, ocorre quando existe um desequilíbrio no corpo entre a perda e a ingestão de líquidos necessários para funcionar normalmente, que se traduzem na perda de água, eletrólitos ou numa combinação de ambos.
Então, o que precisas fazer para te protegeres da desidratação e da perda de fluidos e eletrólitos?
Precisas de beber bastante água diariamente, monitorar a tua sede e a tua urina! Sendo assim, os sinais mais comuns de desidratação incluem:
Os músculos dentro do aparelho digestivo precisam de água para se contrair corretamente e facilitar a ida ao wc, logo, níveis elevados ou baixos de água e/ou eletrólitos podem resultar em diarreia, obstipação, cólicas ou hemorróidas.
O que fazer para evitar a desidratação?
– 1 –
Bebe bastante água
A água é a melhor forma de prevenires e combateres a desidratação, especialmente durante os meses quentes de verão, quando todos estamos propensos a transpirar ainda mais do que o habitual.
Lembra-te é que se estás grávida ou a amamentar precisas de mais líquidos para te manteres hidratada, aliás…qualquer pessoa que tome antibióticos, diuréticos, pílula contraceptiva, medicamentos para a tensão arterial, entre outros também está mais propenso a ficar desidratado por isso atenção!!
– 2 –
Abusa dos alimentos ricos em água
– 3 –
Procura alternativas saudáveis à água
Se não és grande fã de água tens outras opções interessantes!!
Podes optar pela água de coco, por exemplo, pois é rica em potássio, aminoácidos, enzimas e minerais; Ou ainda optar por:
• Sumos vegetais
• Batidos de frutas
• Infusões
• Caldos de legumes
• Água aromatizada
Como vês as opções são muitas!!
Mantém-te atenta ao teu corpo, pois tu saberás melhor que ninguém aquilo que ele precisa para se manter lindo, saudável e equilibrado!!