3 Plantas Medicinais para usares na Cozinha

 

Normalmente digo às mulheres que acompanho para abraçarem as plantas medicinais especialmente na cozinha, pois é uma forma simples de obter mais sabor à refeição, ao mesmo tempo que desfrutam dos muitos benefícios que as plantas trazem para a saúde.

 

Existem muitas variedades de plantas que podes escolher para usar na cozinha, mas hoje partilho contigo três das que mais utilizo nas minhas aventuras gastronómicas, porque são as mais fáceis de ter plantadas em casa.

 

WikimediaImages / Pixabay

Tomilho: esta planta contém um composto ativo chamado carvacrol, que pode inibir a enzima inflamatória COX-2, de forma semelhante ao resveratrol encontrado no vinho tinto, mas claro, sem o efeito negativo do álcool.

Também contém propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Dica: O sabor do arroz fica magnifico quando cozido com um raminho de tomilho.

 

Buntysmum / Pixabay

 

Hortelã Pimenta: é uma planta refrescante por si só, com a vantagem de melhorar a memória (declínio de memória relacionado à idade), melhorando igualmente o foco e a atenção.

Dica: faz um batido de ananás com hortelã-pimenta…é delicioso!!

 

 

 

Robert-Owen-Wahl / Pixabay

 

Alecrim: É conhecido por ser uma grande fonte de antioxidantes, útil no combate à inflamação e na melhora do desempenho cognitivo. O composto ativo ligado a esse efeito é o 1,8-cineol, que pode passar pela barreira hematoencefálica e até mesmo impedir a separação do neurotransmissor acetilcolina.

Como o alecrim é carminativo, sustenta o sistema digestivo regulando as contrações do intestino, aliviando as cãibras e reduzindo o gás, por isso é especialmente benéfico consumi-lo à refeição.

Dica: podes fazer uma maceração de azeite, alecrim e alho…o sabor fica divinal nas saladas.

 

Esta é uma ótima forma de incorporares plantas medicinais ao teu dia a dia que te irão beneficiar e muito a tua saúde e bem-estar. Que outras formas usas?

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.