5 dicas para um fígado mais saudável

5 dicas para um fígado mais saudável

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Pois…tendo em conta que o fígado é um órgão que actua como glândula exócrina (libertando secreções) e glândula endócrina (libertando substâncias no sangue e sistema linfático) podemos considerá-lo como a maior “glândula” do corpo, sendo extremamente importante para a nossa saúde.

A sua importância ao nível de funcionalidades é tremenda.

O fígado armazena e liberta glicose, promove o metabolismo dos lípidos (gorduras) e das proteínas (converte a amónia em ureia), sintetiza a maioria das proteínas do plasma, processa os químicos e as hormonas, promove a emulsificação (mistura) da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, entre muitas outras e igualmente importantes funções.

Além disso, o fígado armazena vitaminas como a vitamina A, B12, D, E e K, assim como, minerais como o ferro e o cobre.

Pode ocorrer uma sobrecarga de toxinas no fígado devido a:

  • Historial de uso de álcool, drogas ou hepatite
  • Uso prolongado de medicamentos
  • Sensibilidade a químicos (fumo de tabaco, produtos de higiene, etc.)
  • Historial de náuseas, enjoo de movimento ou enjoos matinais

O corpo pode evidenciar alguns dos seguintes sintomas:

  • Desconforto estomacal com a ingestão de alimentos gordurosos
  • Fezes gordurosas e brilhantes
  • Dor de cabeça sobre os olhos
  • Gosto amargo na boca (especialmente após as refeições)
  • Tornar-se doente ou intoxicado facilmente quando beber vinho
  • Dor no lado direito da caixa torácica
  • Hemorróidas ou veias varicosas
  • Diminuição das plaquetas no sangue
  • Fadiga Crónica ou fibromialgia

Se tens sintomas como os apresentados podes sempre pedir exames como o ALT (Alanina aminotransferases) e o AST (Aspartato aminotransferases) para diagnosticar problemas no fígado.

Além destes exames, pode também ser necessário fazeres uma Ultra-sonografia do fígado e uma Tomografia Computadorizada.

5 dicas para um fígado mais saudável: Nutrientes necessários para o correto funcionamento do Fígado:

Podes e deves optar por ingerir alimentos não processados que ajudem no suporte das funções hepáticas e em todo o sistema digestivo.

Uma alimentação nutricionalmente equilibrada consumida de forma regular evita a necessidade de um plano mais intenso de “limpeza”.

Se mudares a tua dieta e eliminares infractores óbvios mas ainda assim te sentes fraca ou experiências alguns dos sinais acima indicados, então terás que considerar uma abordagem mais agressiva. No entanto, lembra-te sempre que o teu corpo é extremamente hábil em te dizer o que precisa, apenas tens de lhe prestar atenção.

5 dicas para um fígado mais saudável para aplicares já hoje!!

  • Beterrabas: especialmente utilizadas para problemas de bílis, a beterraba ajuda a equilibrar o seu fluxo. Depois das toxinas deixarem o fígado, elas são mergulhadas na bile; se o fluxo de bílis é lento/viscoso (uma situação comum), ele não funciona adequadamente. Comer beterraba é como adicionar detergente à máquina da roupa, ajuda a fazer uma limpeza mais profunda. Comê-la crua é a melhor opção.
  • Fruta fresca: cheia de vitaminas e rica em fibras com fitonutrientes, toda a fruta é boa fruta. As frutas mais ricas em vitamina C são especialmente boas para o fígado: toranjas, papaia, abacaxi, kiwi e frutos vermelhos biológicos.
  • Cardo-Mariano: Os inúmeros antioxidantes presentes nesta planta têm demonstrado reverter os efeitos do fígado inflamado, cirroses e fígado gordo.
  • Proteínas: Devemos reduzir ou eliminar a proteína animal e aumentar a proteína vegetal. A proteína presente nos músculos do animal é muito complexa e de difícil digestão, necessitando de determinados aminoácidos para ser digerida. No entanto, podes encontrar proteínas que não promovem a inflamação em alimentos como a quinoa, os feijões, lentilhas, ervilhas…enfim, em todas as leguminosas, oleaginosas, frutas e cereais integrais. Este tipo de proteína suporta a função de limpeza do fígado, providenciando a nutrição necessária ao corpo sem que este tenha que trabalhar em excesso para obter os nutrientes de que necessita.
  • Água: Muita água.

Depois da pele, o nosso fígado é o maior órgão responsável por mais de duzentos processos metabólicos e apenas temos um!! É bom cuidarmos devidamente dele para que ele cuide devidamente de nós!

Um beijinho ❤️

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

2 Comentários
mais antigo
mais recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Magalhães
Ana Magalhães
4 anos atrás

Muito util esta informação. Muito obrigada.

  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.