Pois…tendo em conta que o fígado é um órgão que actua como glândula exócrina (libertando secreções) e glândula endócrina (libertando substâncias no sangue e sistema linfático) podemos considerá-lo como a maior “glândula” do corpo, sendo extremamente importante para a nossa saúde.
A sua importância ao nível de funcionalidades é tremenda.
O fígado armazena e liberta glicose, promove o metabolismo dos lípidos (gorduras) e das proteínas (converte a amónia em ureia), sintetiza a maioria das proteínas do plasma, processa os químicos e as hormonas, promove a emulsificação (mistura) da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, entre muitas outras e igualmente importantes funções.
Além disso, o fígado armazena vitaminas como a vitamina A, B12, D, E e K, assim como, minerais como o ferro e o cobre.
Pode ocorrer uma sobrecarga de toxinas no fígado devido a:
- Historial de uso de álcool, drogas ou hepatite
- Uso prolongado de medicamentos
- Sensibilidade a químicos (fumo de tabaco, produtos de higiene, etc.)
- Historial de náuseas, enjoo de movimento ou enjoos matinais
O corpo pode evidenciar alguns dos seguintes sintomas:
- Desconforto estomacal com a ingestão de alimentos gordurosos
- Fezes gordurosas e brilhantes
- Dor de cabeça sobre os olhos
- Gosto amargo na boca (especialmente após as refeições)
- Tornar-se doente ou intoxicado facilmente quando beber vinho
- Dor no lado direito da caixa torácica
- Hemorróidas ou veias varicosas
- Diminuição das plaquetas no sangue
- Fadiga Crónica ou fibromialgia
Se tens sintomas como os apresentados podes sempre pedir exames como o ALT (Alanina aminotransferases) e o AST (Aspartato aminotransferases) para diagnosticar problemas no fígado.
Além destes exames, pode também ser necessário fazeres uma Ultra-sonografia do fígado e uma Tomografia Computadorizada.
5 dicas para um fígado mais saudável: Nutrientes necessários para o correto funcionamento do Fígado:
Podes e deves optar por ingerir alimentos não processados que ajudem no suporte das funções hepáticas e em todo o sistema digestivo.
Uma alimentação nutricionalmente equilibrada consumida de forma regular evita a necessidade de um plano mais intenso de “limpeza”.
Se mudares a tua dieta e eliminares infractores óbvios mas ainda assim te sentes fraca ou experiências alguns dos sinais acima indicados, então terás que considerar uma abordagem mais agressiva. No entanto, lembra-te sempre que o teu corpo é extremamente hábil em te dizer o que precisa, apenas tens de lhe prestar atenção.
5 dicas para um fígado mais saudável para aplicares já hoje!!
- Beterrabas: especialmente utilizadas para problemas de bílis, a beterraba ajuda a equilibrar o seu fluxo. Depois das toxinas deixarem o fígado, elas são mergulhadas na bile; se o fluxo de bílis é lento/viscoso (uma situação comum), ele não funciona adequadamente. Comer beterraba é como adicionar detergente à máquina da roupa, ajuda a fazer uma limpeza mais profunda. Comê-la crua é a melhor opção.
- Fruta fresca: cheia de vitaminas e rica em fibras com fitonutrientes, toda a fruta é boa fruta. As frutas mais ricas em vitamina C são especialmente boas para o fígado: toranjas, papaia, abacaxi, kiwi e frutos vermelhos biológicos.
- Cardo-Mariano: Os inúmeros antioxidantes presentes nesta planta têm demonstrado reverter os efeitos do fígado inflamado, cirroses e fígado gordo.
- Proteínas: Devemos reduzir ou eliminar a proteína animal e aumentar a proteína vegetal. A proteína presente nos músculos do animal é muito complexa e de difícil digestão, necessitando de determinados aminoácidos para ser digerida. No entanto, podes encontrar proteínas que não promovem a inflamação em alimentos como a quinoa, os feijões, lentilhas, ervilhas…enfim, em todas as leguminosas, oleaginosas, frutas e cereais integrais. Este tipo de proteína suporta a função de limpeza do fígado, providenciando a nutrição necessária ao corpo sem que este tenha que trabalhar em excesso para obter os nutrientes de que necessita.
- Água: Muita água.
Depois da pele, o nosso fígado é o maior órgão responsável por mais de duzentos processos metabólicos e apenas temos um!! É bom cuidarmos devidamente dele para que ele cuide devidamente de nós!
Um beijinho ❤️

Muito util esta informação. Muito obrigada.