5 plantas indispensáveis para quem vai de viagem

 

Está oficialmente aberta a época das viagens certo?

 

Sejam as viagens longas ou curtas, existem algumas medidas de prevenção que podemos aplicar para que possamos descontrair ao máximo longe da azáfama do dia a dia.
Queres saber quais são?

 

Ora bem, diz-me.…o que é que geralmente costuma ocorrer durante as viagens?

 

Vamos para sítios diferentes, convivemos com pessoas novas, estamos em ambientes distintos e até experimentamos alimentos novos! Por isso, com tanta novidade, tanta diversidade e tanta agitação é comum surgirem, por exemplo problemas digestivos, irritações cutâneas, náuseas ou até mesmo queimaduras solares.

 

E se eu te disser que podes incluir na tua mala de viagem a solução para alguns desses pequenos males?

Então vamos lá!!

 

Estás a desfrutar plenamente da tua viagem até que de repente começas a sentir um grande desconforto no estômago, uma espécie de náusea e agora? Na realidade as questões digestivas são um dos problemas principais quando viajamos e normalmente devem-se ao consumo excessivo de comidas processadas ou comidas “estranhas” para o nosso corpo.

 

O que podes fazer?

 

O Gengibre é a tua solução. As cápsulas de gengibre são fáceis de tomar, pelo que as podes ingerir em qualquer sítio e a qualquer hora; ou então opta por fazer uma decocção de gengibre.
Tanto uma como a outra funcionam na perfeição contra as náuseas e demais incómodos digestivos.

 

Os incómodos digestivos já foram, mas ainda assim não consegues dormir? Talvez estejas a estranhar a cama, será? Ou estás preocupada com alguma coisa que ficou por fazer no teu trabalho?

 

Tens duas soluções: ou voltas para casa ou bebes uma infusão de camomila (Matricaria recutita)!!

 

Sabias que a camomila é uma das mais antigas plantas medicinais? E não é por acaso, pois ao fazer parte do teu kit de viagem ela vai-te ser útil para as mais diversas situações, desde insónias, à ansiedade devidos aos seus efeitos sedativos, até ao alivio dos sintomas de má digestão, enjoos e dores menstruais.

Além disso ainda te auxilia no tratamento de feridas e na remoção de impurezas da pele devido à presença de taninos e compostos fenólicos que auxiliam na produção de colagénio, importante para a cicatrização da pele.
Assim, podes sempre levar no teu kit uns saquinhos de infusão de camomila (de preferência biológicos) para teres sempre à mão.

 

Então e quando o nosso sistema imunitário nos prega uma partida? Nem que seja devido ao cansaço ou às diferenças de temperatura a que o nosso corpo possa estar sujeito.
Aí o que fazemos?

 

A tintura de equinácia é a tua solução. Sabias que a equinácia é muito utilizada em naturopatia devido às suas propriedades imunoestimulantes? Mas ela não se fica por aí!!

A equinácia também tem características anti-inflamatórias, antivíricas, antibacterianas e anti-sépicas, logo é um “must go”.

Quando começares a sentir uma ligeira constipação ou algo que lhe valha, tens no teu kit uma tintura de extrato de equinácia que te ajudará a prevenir e a reduzir os sintomas associados às infeções do trato respiratório superior, como as faringites, as sinusites, as rinites e as constipações.

 

Os últimos dois itens que não podem faltar no teu kit: o gel de aloé vera e os óleos essenciais de hortelã-pimenta ou alfazema.

 

O gel de aloé vera é ótimo para colocares na pele quanto abusas do sol e apanhas aquela nada aconselhada queimadura solar. Esta planta possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antioxidantes que te vão ajudar a acalmar e a refrescar a zona da queimadura, ajudando a pele a recuperar do dano.

No caso de teres sido picada por um insecto ou afectada por uma enxaqueca tens sempre à tua mão o óleo essencial de hortelã-pimenta ou alfazema. Basta uma gotinha nas têmporas ou na picada do insecto. Estes óleos tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e anti-sépticas.

 

E agora o que precisas para ir de viagem?! Apenas deste infográfico que preparei especialmente para ti. É uma espécie de guia para colocares junto ao teu kit natural de viagem para te ajudar na altura certa!!

 

CLICA na imagem e recebe o Teu Kit Natural de Viagem

 

Um beijinho

Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue no Facebook
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.