5 Plantas Medicinais no PÓS-PARTO

 

O pós-parto é uma experiência intensa, cheia de dualidades!

 

É certo que apenas tenho um filho e que provavelmente existem muitas outras experiências as quais não senti na pele. Mas através do acompanhamento que faço às super mulheres na minha prática clinica, tenho verificado que esta ambiguidade emocional é bastante comum.

 

Mas ambiguidade emocional porquê? Ora porque ao mesmo tempo que somos arrebatadas por uma felicidade imensa, também nos encontramos num limiar de medos, ansiedade, tristeza…tudo isto juntamente com um cansaço extremo, dores no corpo, alterações de humor e as noites quase em branco.

Então o que podemos fazer??

 

Como naturopata, tenho algumas soluções que te podem vir a ser úteis.

 

Existem algumas plantas e alguns alimentos que nos ajudam no pós-parto. Estas substâncias e alimentos com propriedades terapêuticas auxiliam o nosso corpo a recuperar mais rápido, dão-nos mais energia e acalmam o nosso sistema nervoso. Tudo benefícios extraordinários para esta tão longa e maravilhosa jornada! Preparada?! aqui vai…

 

_____ 5 Plantas Medicinais no pós-parto _____

 

# Spirulina (Spirulina platensis)

A spirulina é uma alga azul rica em proteína, vitaminas do grupo B, minerais e beta-carotenos o que faz dela um super-alimento que além de nos nutrir, ajuda-nos a ter mais energia.

 

# Aveia (Avena sativa)

A aveia é um cereal rico em vitaminas e minerais tradicionalmente usado como sedativo e fortificante nutritivo que além de ser bom para gerir o stress também te alimenta adequadamente.

 

# Urtiga (Urtica dioica)

Adoro esta planta! Ela é a prova de que nem tudo o que parece é.
Considerada uma erva daninha, esta planta é muito nutritiva, pois contém vitaminas e minerais, onde se destaca o potássio, a sílica e o ferro pelo que é bastante utilizada para auxiliar a mulher depois do parto devido às perdas de sangue.

 

# Camomila (Matricaria recutita)

Todas nós conhecemos esta planta certo? Muitas são as vezes em que ouvimos alguém dizer que tomou um cházinho de camomila para relaxar. E não é para menos.

Esta planta auxilia tanto a mãe como o bebé, por isso se recomenda por vezes as mães a beberem uma infusão de camomila quando o bebé tem cólicas.

Então se te sentires ansiosa ou se o teu bebé estiver com cólicas aproveita e bebe uma infusão de camomila antes de ires dormir ou ao longo do dia para um efeito mais duradouro.

 

# Alfazema (Lavandula angustifolia)

Sou fã do óleo essencial de alfazema (acho que já deu para notarem certo?). Com este óleo essencial consegues obter alívio das enxaquecas ao juntá-lo ao óleo essencial de hortelã-pimenta e massajar as têmporas com essa mistura.

Ótima ideia certo?

Se quiseres ler mais artigos sobre a gravidez e a maternidade então espreita AQUI

 

Um beijinho ❤️

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.