7 dicas para o Alivio da Dor

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Costumas sentir dor no corpo que te impede de realizar actividades simples?

Se assim for, é importante que contactes o teu profissional de saúde para obteres ajuda rapidamente de modo a que a tua rotina diária não seja dificultada pela dor constante.

De qualquer forma, podes sempre obter alívio da dor muscular ou articular com a ajuda de técnicas caseiras como as que se seguem.

 

Gengibre e Argila¹

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre e a argila são óptimos aliados contra as dores no corpo.

Além disso, melhoram o fluxo sanguíneo e a circulação. Podes fazer uma decocção de gengibre e beber várias vezes ao dia ou usar gengibre fresco ralado misturado com argila enrolando a mistura num pano de algodão previamente aquecido na água por cerca de um minuto.

Deixa arrefecer e de seguida, pressiona-o sobre a área afectada por cerca de 15 minutos.

Usando esta compressa todos os dias durante 2 a 3 dias vai aliviar a dor.

 

Curcuma ou Açafrão (Curcuma longa²)

Esta raiz tem propriedades anti-inflamatórias e funciona muito bem como um analgésico natural.

Tudo o que precisas fazer é aquecer uma bebida vegetal que substitua o leite em lume brando e adicionar uma colher de chá de açafrão para tratar internamente a área afectada. Também podes fazer um cataplasma usando partes iguais de sal, sumo
de limão e açafrão ralado fresco para aplicar às áreas afectadas.

Deixa o cataplasma actuar durante meia hora e enxagua com água morna. Podes utilizar duas vezes por dia até que a dor desapareça.

 

Pimenta de Caiena³

Óptimo remédio para as dores musculares devido ás suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Ajuda a reduzir a inflamação e a rigidez. Para sentires alivio, aplica a mistura feita com uma colher de chá de pimenta de Caiena em pó com 2 colheres de sopa de azeite na área afectada e deixa actuar durante a noite, enrolando com uma compressa. Repete durante 2 a 3 dias. Usa este pimenta também nos cozinhados diariamente.

 

Banana

Fruta rica em potássio, um mineral que o corpo precisa para ter músculos fortes e saudáveis [4].

Também ajuda a prevenir cãibras e fadiga. A fraqueza muscular pode ser causada por deficiência de potássio e é por isso que a deves adicionar à tua rotina diária.
Comer uma banana ou fazer um batido de banana todas as manhãs ao pequeno almoço dá-te uma boa dose de potássio e cálcio que o teu corpo precisa e te ajuda a sentir melhor.

 

Um beijinho ❤️

 

 

 

 

  1.  2017 Sep;46(9):1176-1183.Bentonite Clay as a Natural Remedy: A Brief Review. Moosavi M1,2.; http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/ginger
  2. Chin K-Y. The spice for joint inflammation: anti-inflammatory role of curcumin in treating osteoarthritis. Drug Design, Development and Therapy. 2016;10:3029-3042. doi:10.2147/DDDT.S117432. (www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5036591)
  3.  2016 Jan;41(2):116-33. doi: 10.1097/BRS.0000000000001310. Herbal Medicine for Low Back Pain: A Cochrane Review. Gagnier JJ1, Oltean Hvan Tulder MWBerman BMBombardier CRobbins CB. (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26630428)
  4. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3499889
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.