O médico americano Michael D. Gershon da Universidade de Columbia, afirmou, a par de outros profissionais de saúde, que o intestino tem o seu próprio sistema nervoso autónomo, com uma rede de 100 milhões de neurónios.
Esta rede de neurónios, libertam substâncias que comunicam entre as células nervosas, denominados neurotransmissores.
O que é que isso significa?
Significa que 90% da serotonina, que é o neurotransmissor da felicidade, ou seja, responsável pela sensação de bem estar, é produzida pelos intestinos. Mas não só! 80% do potencial imunitário do corpo também é produzido nos intestinos, além disso, é igualmente um grande produtor da hormona de crescimento.
As noites mal dormidas, o excesso de bebidas alcoólicas, o consumo exagerado de alimentos processados, o tabagismo e o consumo de açúcar interferem com o funcionamento do intestino, pois estes factores modificam o PH intestinal e aceleram o envelhecimento, a falta de vitalidade e podem ainda agravar os quadros de depressão.
É por isso que, mesmo antes deste amplo conhecimento cientifico que vivemos nos dias de hoje e ainda bem, já antigamente e de forma empírica uma das primeiras abordagens de um naturopata era e é em relação ao funcionamento intestinal do paciente, sendo que o tratamento do fígado e dos intestinos é essencial para qualquer processo de recuperação da saúde.
A água e as fibras, por exemplo, são importantes para o funcionamento dos intestinos, assim como a aveia, o arroz integral e a linhaça.
A manutenção de bons níveis cerebrais de serotonina pode ser promovida através da ingestão de alimentos ricos em Cálcio e Magnésio porque estimulam a produção de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina.
Entre as fontes de cálcio mais comuns estão os brócolos, as amêndoas e as sementes de sésamo.
Já o magnésio encontramos facilmente nas leguminosas como o feijão e as lentilhas, no tofu, nos cajus e nozes, espinafres, aveia e arroz integral.
Agora que já sabes, toca a cuidar dos teus intestinos!!
Fonte Original do artigo Aquí
Olá Vera,
É saudavel substituir o açucar por Stevia.
Gosto de beber café com leite pela manhã e tenho que colocar sempre um pouquinho de açucar branco? Tenho ouvido falar no stevia como uma boa opção.
Obrigada
Gosto muito dos seus textos.
Bjnho
Sara
Excelente, mesmo a calhar. Vou fazer amanhã uma colonoscopia de prevenção. Já tenho todos estes cuidados mas…vamos ver. Seria bom que a Dra colocasse uma maneira saudável, natural e muito eficaz de limpar os intestinos de forma natural sem ter que tomar os 4 comprimidos e o pó de duas carteiras para limpar as tripas. Estes químicos, nada naturais só tem efeitos secundários. Eu não pesquisei ainda uma forma natural e segura pois tenho receio que não fiquem por cento limpos e sendo assim eles não fazem o exame. Obrigada.