Ácido salicílico no soro dos vegetarianos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

O ácido salicílico é um ácido orgânico, cujo nome vem do latim salix, da árvore do salgueiro, de onde foi isolado pela primeira vez.

Nos vegetais, o ácido salicílico encontra-se sob a forma de éter metílico e actua como retardador do envelhecimento natural das flores (senescência).

Esse ácido possui uma série de funções terapêuticas como antipiréticas, analgésicas, antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório.

Embora o ácido salicílico apresente diversas propriedades terapêuticas, quando utilizado isoladamente (sem fazer uso do Totum vegetal da planta) pode lesar as paredes do estômago.

É por isso que, na indústria farmacêutica, a molécula do ácido salicílico ganhou um radical acetil, passando a ser um éster de acetato, o que deu origem ao tão conhecido ácido acetilsalicílico (aspirina).

Daí ter considerado relevante apresentar aqui este estudo. É interessante notar que todas as doenças/síndromes crónicas obtêm melhorias significativas na qualidade de vida quando a pessoa passa para uma dieta de base vegetal…estará aqui um dos segredos desse sucesso?!?

 

J Clin Pathol. 2001 Jul; 54(7): 553–555.

O ácido salicílico no soro de indivíduos que não tomam aspirina. Comparação das concentrações de ácido salicílico no soro de vegetarianos, não-vegetarianos e dos pacientes que tomam doses baixas de aspirina

C Blacklock, J Lawrence, D Wiles, E Malcolm, I Gibson, C Kelly, and J Paterson

 

Objectivo – Determinar as concentrações de ácido salicílico no soro de não-vegetarianos e vegetarianos que não tomam medicamentos salicilatos e comparar essas concentrações com as encontradas nos pacientes a tomar 75mg de aspirina por dia.

Metodologia – amostras de soro foram obtidas a partir de vegetarianos (n = 37) e não-vegetarianos (n = 39) que não tomavam salicilatos. Os Não-vegetarianos e vegetarianos foram recrutados na comunidade e num monastério budista, respectivamente, em Dumfries e Galloway, Escócia.
Os pacientes (n = 14) que tomavam aspirina (75mg/ dia) foram recrutados na clínica diabética Dumfries.
As concentrações de ácido salicílico no soro foram determinadas usando um método de cromatografia líquida de alta eficiência com detecção electroquímica.

Conclusões — O ácido salicílico, um fármaco anti-inflamatório não esteróide, está presente nas frutas e vegetais e foi encontrada em concentrações mais elevadas nos vegetarianos do que nos não vegetarianos. Isto sugere que uma dieta rica em frutas e vegetais contribui para a presença de ácido salicílico in vivo (ou seja…menos dores).

 

 

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1731460

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.