Alimenta a tua Dopamina

 

A dopamina é um neurotransmissor responsável pelo envio de sinais entre as células nervosas do cérebro influenciando diretamente os centros de prazer e recompensa afetando o nosso humor.

 

A tirosina é o precursor químico da dopamina pelo que se associa o consumo de alimentos ricos neste aminoácido a um sentimento de recompensa semelhante ao dos alimentos açucarados, resultando num menor desejo alimentar.

Neste artigo, partilho contigo 5 alimentos que te poderão ajudar a aumentar os teus níveis de dopamina para que te sintas cada vez melhor.

 

#1 As BANANAS, particularmente as bananas maduras, são ricas em tirosina (9mg/100g), o que as torna uma excelente opção para a regulação dos níveis de dopamina.

 

#2 As NOZES e outros frutos secos contêm diversos nutrientes que são benéficos para o nosso humor como a castanha do Brasil que é rica em selénio, o que ajuda na produção de dopamina; as amêndoas que são ricas em tirosina (533mg/100g) ou as sementes de abóbora são ricas em vitamina B6, folato e zinco.

 

#3 O CHOCOLATE AMARGO, chocolate com pelo menos 70% de cacau! É rico em magnésio, zinco e crómio, que são minerais essenciais para o apoio e estabilização do nosso estado de humor.

 

#4 A BETERRABA é rica em betaína, um aminoácido que ajuda na produção de dopamina.

 

#5 As FOLHAS VERDES e as LEGUMINOSAS são ricas em folato e vitamina B6, como verduras, brócolos, o grão e a couve-flor que podem ajudar a produzir dopamina e a elevar os níveis de serotonina.

 

Ao adicionares estes alimentos numa base diária da tua rotina alimentar estarás a garantir imensos nutrientes que te irão fazer sentir bem e em equilíbrio.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.