Alimentos amigos do fígado

 

Sentes o teu corpo sobrecarregado? A digestão pesada? Ou talvez um cansaço mais intenso?

 

Então talvez esteja na altura de dares mais atenção a alimentos que promovem o bom funcionamento dos teus órgãos, os chamados alimentos purificadores.

 

O nosso corpo, especialmente o fígado e os rins trabalham arduamente para eliminar do nosso corpo tudo aquilo que não nos serve e com os dias que correm, onde estamos constantemente expostas a fatores tóxicos, é benéfico dar um empurrãozinho ao nosso corpo para que ele desempenhe as suas funções de forma bem mais otimizada, concordas?

 

∴ É aqui que entra a alimentação ∴

 

Existem muitas frutas e vegetais que potenciam essa limpeza, por isso, vou-te apresentar algumas.

 

🍎 Maçãs: as maçãs contêm grandes quantidades de pectina, uma fibra que se liga a substâncias como o colesterol e metais pesados para auxiliar a sua correta eliminação.

 

🥑 Abacates: O abacate contém grandes quantidades de glutationa, um forte antioxidante que ajuda a transportar substâncias nocivas para fora do corpo. É uma molécula muito valorizada no campo científico e medicinal, cujos efeitos incluem a sua ação antioxidante e anti-inflamatória.

Alguns investigadores consideram que a glutationa (GSH) é tão importante para a nossa saúde, que o nível dela nas células pode ser considerado um medidor natural da longevidade.

Felizmente, o nosso corpo também pode produzir glutationa, sendo que temos assim mais um motivo para potenciarmos as quantidades deste antioxidante no nosso corpo.

 

🌱 Beterrabas: A beterraba é uma excelente fonte de betaína, uma substância que melhora a função hepática e protege os ductos biliares. Come em sopas, saladas ou assada no forno.

 

🥬 Repolho: Contêm grandes quantidades de enxofre que o fígado precisa para eliminar aquelas substâncias nocivas como os pesticidas.

O enxofre, que é uma parte importante da glutationa, liga-se aos metais pesados, ajudando a removê-los do corpo.

 

🍒 Mirtilos e frutos vermelhos em geral: Ricos em vitamina C e antioxidantes. Os mirtilos contêm muitos nutrientes necessários para o correto funcionamento hepático e claro que se ele estiver 100% operacional, também nos ajudará a eliminar as substâncias que não queremos no nosso corpo de forma mais eficaz.

Além disso, também são úteis para uma boa manutenção do sistema linfático, que é parcialmente responsável pela remoção do excesso de líquidos e resíduos do corpo.

 

🌱 Alho: Excelente fonte de enxofre. Além disso, também contem propriedades antivirais e antibacterianas.

 

🍋 Limão: fornece vitamina C, um poderoso antioxidantes e um componente chave na produção de glutationa.

 

Se quiseres, também podes ver a versão em vídeo AQUI no meu canal do youtube 😀

 

 

Um beijinho ❤️

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.