Alimentos essenciais para a Espondilite Anquilosante

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

A Espondilite anquilosante é uma doença crónica, auto-imune caracterizada principalmente por dor e rigidez na coluna vertebral.

A Espondilite anquilosante é um distúrbio grave que afeta o esqueleto axial, reduzindo assim a mobilidade da coluna vertebral e dificultando a qualidade de vida.

Além da coluna vertebral e articulações pélvicas, a espondilite também pode afetar outros órgãos vitais do nosso corpo, como olhos, pulmões e coração. Além da dor e rigidez na coluna, a fadiga, a depressão e o stress são alguns dos seus principais sintomas.

Embora, não existe um tratamento que elimine a espondilite, existem formas de a controlar através da alimentação. Esta é uma das melhores maneiras de melhorar os sintomas da espondilite, pois certos nutrientes podem ajudar a prevenir e melhorar a artrite da coluna sem quaisquer efeitos secundários.

 

Alimentos para a espondilite anquilosante

 

  • Vitamina D e os alimentos ricos em cálcio

O cálcio é um dos minerais mais importantes que conhecemos para fortalecer os ossos. Para melhorar os sintomas, é essencial que os incluas na dieta diária.

Em relação à vitamina D, o sol é de longe a melhor fonte, mas caso exista um défice de vitamina D elevado, pode-se recorrer à suplementação.

 

  • Reduzir os hidratos de carbono refinados na alimentação

A Espondilite anquilosante é uma das doenças auto-imunes, em que o próprio sistema imunitário ataca as células saudáveis. A fim de melhorar os sintomas da espondilite, seria benéfico reduzir a ingestão de hidratos de carbono refinados na alimentação, pois contêm bastante amido o que pode agravar os sintomas.

 

  • Frutas e legumes frescos

As frutas e os vegetais frescos são antioxidantes naturais disponíveis nos produtos frescos que muitas vezes ajudam a reduzir a dor da artrite.

Também ajudam na redução da inflamação das articulações que são muitas vezes um dos principais sintomas.

 

  • Gengibre e alho

O gengibre e o alho são considerados muito benéficos no tratamento da dor da espondilite. Podes usar gengibre seco no alimento para reduzir a inflamação das articulações e reduzir a dor e comer alho cru para reduzir o inchaço e dor.

 

  • Outras comidas

Além das frutas e vegetais frescos, podes incluir outros alimentos saudáveis, como o leite de coco, o pepino, a beterraba, sementes de linhaça e nozes que ajudam a reduzir a rigidez e dor nas articulações.

 

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

6 Comentários
mais antigo
mais recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
sonia ferreira
sonia ferreira
4 anos atrás

Boa noite… Foi me diagnosticada a espondilite anquilosante… As dores sao muitas e sinto me extremamente cansada …. Sera qie me pode dar alguma ajuda de como lidar com a doenca.
Obrigada e bem haja

Gisleia Martins
3 anos atrás

Olá, sou a Gisléia.
Há um mês descobri que tenho espondilite aquilosante, e há tratamento.
E hoje pesquisando alimentos que melhorem na minha vida diária, encontrei seu link.
Se puder colocar quais devemos evitar.
Vou acompanhar suas postagens no face.
Abraços.
Att,
Gisléia.

Joana
Joana
1 ano atrás

Infelizmente estou com esse problema mais vai dá certo muitas dores mais não vou desistir

  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.