Alimentos essenciais para a Espondilite Anquilosante

A Espondilite anquilosante é uma doença crónica, auto-imune caracterizada principalmente por dor e rigidez na coluna vertebral.

A Espondilite anquilosante é um distúrbio grave que afeta o esqueleto axial, reduzindo assim a mobilidade da coluna vertebral e dificultando a qualidade de vida.

Além da coluna vertebral e articulações pélvicas, a espondilite também pode afetar outros órgãos vitais do nosso corpo, como olhos, pulmões e coração. Além da dor e rigidez na coluna, a fadiga, a depressão e o stress são alguns dos seus principais sintomas.

Embora, não existe um tratamento que elimine a espondilite, existem formas de a controlar através da alimentação. Esta é uma das melhores maneiras de melhorar os sintomas da espondilite, pois certos nutrientes podem ajudar a prevenir e melhorar a artrite da coluna sem quaisquer efeitos secundários.

 

Alimentos para a espondilite anquilosante

 

  • Vitamina D e os alimentos ricos em cálcio

O cálcio é um dos minerais mais importantes que conhecemos para fortalecer os ossos. Para melhorar os sintomas, é essencial que os incluas na dieta diária.

Em relação à vitamina D, o sol é de longe a melhor fonte, mas caso exista um défice de vitamina D elevado, pode-se recorrer à suplementação.

 

  • Reduzir os hidratos de carbono refinados na alimentação

A Espondilite anquilosante é uma das doenças auto-imunes, em que o próprio sistema imunitário ataca as células saudáveis. A fim de melhorar os sintomas da espondilite, seria benéfico reduzir a ingestão de hidratos de carbono refinados na alimentação, pois contêm bastante amido o que pode agravar os sintomas.

 

  • Frutas e legumes frescos

As frutas e os vegetais frescos são antioxidantes naturais disponíveis nos produtos frescos que muitas vezes ajudam a reduzir a dor da artrite.

Também ajudam na redução da inflamação das articulações que são muitas vezes um dos principais sintomas.

 

  • Gengibre e alho

O gengibre e o alho são considerados muito benéficos no tratamento da dor da espondilite. Podes usar gengibre seco no alimento para reduzir a inflamação das articulações e reduzir a dor e comer alho cru para reduzir o inchaço e dor.

 

  • Outras comidas

Além das frutas e vegetais frescos, podes incluir outros alimentos saudáveis, como o leite de coco, o pepino, a beterraba, sementes de linhaça e nozes que ajudam a reduzir a rigidez e dor nas articulações.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!