Má digestão, Gases, Barriga inchada? Atenção ao Fígado

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

 

Sentes o teu corpo sobrecarregado? A digestão pesada? Ou talvez um cansaço mais intenso?

 

Então talvez esteja na altura de dares mais atenção a alimentos que promovem o bom funcionamento dos teus órgãos, os chamados alimentos purificadores.

 

O nosso corpo, especialmente o fígado e os rins trabalham arduamente para eliminar do nosso corpo tudo aquilo que não nos serve e com os dias que correm, onde estamos constantemente expostas a fatores tóxicos, é benéfico dar um empurrãozinho ao nosso corpo para que ele desempenhe as suas funções de forma bem mais otimizada, concordas?

 

∴ É aqui que entra a alimentação ∴

 

Existem muitas frutas e vegetais que potenciam essa limpeza, por isso, vou-te apresentar algumas.

 

🍎 Maçãs: as maçãs contêm grandes quantidades de pectina, uma fibra que se liga a substâncias como o colesterol e metais pesados para auxiliar a sua correta eliminação.

 

🥑 Abacates: O abacate contém grandes quantidades de glutationa, um forte antioxidante que ajuda a transportar substâncias nocivas para fora do corpo. É uma molécula muito valorizada no campo científico e medicinal, cujos efeitos incluem a sua ação antioxidante e anti-inflamatória.

Alguns investigadores consideram que a glutationa (GSH) é tão importante para a nossa saúde, que o nível dela nas células pode ser considerado um medidor natural da longevidade.

Felizmente, o nosso corpo também pode produzir glutationa, sendo que temos assim mais um motivo para potenciarmos as quantidades deste antioxidante no nosso corpo.

 

🌱 Beterrabas: A beterraba é uma excelente fonte de betaína, uma substância que melhora a função hepática e protege os ductos biliares. Come em sopas, saladas ou assada no forno.

 

🥬 Repolho: Contêm grandes quantidades de enxofre que o fígado precisa para eliminar aquelas substâncias nocivas como os pesticidas.

O enxofre, que é uma parte importante da glutationa, liga-se aos metais pesados, ajudando a removê-los do corpo.

 

🍒 Mirtilos e frutos vermelhos em geral: Ricos em vitamina C e antioxidantes. Os mirtilos contêm muitos nutrientes necessários para o correto funcionamento hepático e claro que se ele estiver 100% operacional, também nos ajudará a eliminar as substâncias que não queremos no nosso corpo de forma mais eficaz.

Além disso, também são úteis para uma boa manutenção do sistema linfático, que é parcialmente responsável pela remoção do excesso de líquidos e resíduos do corpo.

 

🌱 Alho: Excelente fonte de enxofre. Além disso, também contem propriedades antivirais e antibacterianas.

 

🍋 Limão: fornece vitamina C, um poderoso antioxidantes e um componente chave na produção de glutationa.

 

 

Um beijinho ❤️

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1 Comentário
mais antigo
mais recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] diretrizes dizem-nos que devemos consumir no mínimo 20 a 35 gramas de fibra por dia, mas a maioria de nós consome apenas cerca de 15 gramas, o que é insuficiente e pode […]

  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.