Antioxidantes e Alergias Infantis

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

 

Investigadores de Medicina Ambiental do Sweden’s Karolinska Institute confirmaram que a ingestão de antioxidantes reduz o risco de alergias infantis.

 

Os investigadores estudaram a alimentação dos mais pequenos para averiguar a incidência de alergias infantis entre 2,422 crianças suecas com 8 anos de idade. Foram analizadas amostras de sangue , juntamente com a dieta, reunidas por meio de questionários feitos aos pais das crianças.

 

Os investigadores compararam a ingestão de antioxidantes com a sensibilidade a alergias, incluindo a incidência de rinite alérgica e asma.

 

O estudo concluiu que as crianças que consumiam elevados níveis de beta-carotenos tinham um terço a menos de incidência de rinite alérgica. Também concluíram que o elevado consumo de magnésio resultava numa incidência inferior de mais de um terço na manifestação da asma.

 

Este não é o primeiro estudo que relaciona um baixo consumo de antioxidantes com alergias entre crianças.

 

Numa revisão cientifica da Italy’s University of Verona, os investigadores constataram que um elevado consumo de frutas e vegetais entre grávidas e os seus filhos durante a infância estava relacionado com uma baixa incidência significativa de pieira e asma, ou seja, os alimentos que continham elevados níveis de vitamina C e selénio reduziram o risco de pieira e os seus níveis séricos também foram associados com chiado a menos.

Os investigadores também indicaram que o défice de zinco e carotenoide (como o beta-caroteno) nas mães aumenta o risco de asma e alergias nos filhos.

 

As evidências que relacionam alergias e asma a dietas nas crianças está a aumentar. É óbvio que não é a única causa, existem factores como o sistema imunitário e digestivo que também são criticos, mas temos que começar por algum lado!!

 

 

 

– Rosenlund H, Magnusson J, Kull I, Håkansson N, Wolk A, Pershagen G, Wickman M, Bergström A.Antioxidant intake and allergic disease in children. Clin Exp Allergy. 2012 Oct;42(10):1491-500.
– Peroni DG, Bonomo B, Casarotto S, Boner AL, Piacentini GL. How changes in nutrition have influenced the development of allergic diseases in childhood. Ital J Pediatr. 2012 May 31;38:22.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1 Comentário
mais antigo
mais recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] apresento-te algumas das opções […]

  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.