Saúde da Mulher: Rotinas de auto-cuidado

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

 

A correria do dia a dia, as frustrações incontáveis ao longo da jornada diária ora porque temos muito trabalho, pouco descanso, muita responsabilidade, pouca energia…leva-nos a um estado tal de desgaste.

 

Com o tempo esse desgaste vai levando ao surgimento de problemas como confusão mental, quebras de memória, falta de motivação, dores musculoesqueléticas e sofrimento emocional com muita ansiedade à mistura.

Combinados, todos esses sintomas fazem com que o corpo da mulher reaja através do stress, que quando prolongado no tempo se transforma em stress crónico…o que como bem sabemos, está associado a diversos quadros clínicos.

 

O auto-cuidado é decisivo para manter a melhor versão de nós mesmas, dentro do possível, sendo que os benefícios são enormes, uma vez que nós, mulheres, passamos uma grande parte das nossas vidas a cuidar do próximo, o que nos leva muitas vezes a descuidar da nossa própria saúde e bem-estar, daí ser tão importante cuidares de ti.

Com uma rotina de auto-cuidado podes beneficiar de efeitos como:

 

Redução dos níveis de stress.

Sabemos hoje em dia que o stress quando prolongado no tempo se torna crónico e através dessa cronicidade surgem sintomas associados como a ansiedade, a queda de cabelo, as insónias, dores musculares, problemas digestivos e enfraquecimento do sistema imunitário.

Fontes modernas de stress como o trabalho, as contas, as frustrações inevitáveis do dia a dia, confundem os nossos corpos, despertando o nosso sistema adrenal que foi projectado para nos ajudar a fugir de fontes imediatas de perigo ou lutar e não para combater o stress dos tempos modernos.

A boa notícia é que nas práticas terapêuticas de saúde natural existem várias formas de ajudar o nosso corpo a se ajustar a essas fontes de stress físico e emocional.

Por exemplo, a ashwagandha é uma planta adaptogénica que actua como agente regulador no nosso corpo. Esta linda planta pode de facto promover a nossa resistência emocional aos desafios do dia a dia e a reduzir a produção de hormonas do stress, como o cortisol.

 

Aumento da saúde emocional.

Quando dedicas tempo a ti mesma, além de diminuíres os níveis de stress, promoves sentimentos de calma e relaxamento, nutrindo a saúde emocional que é muito importante para a tua auto estima e auto valorização.

 

Promoção do foco.

Quando fazemos pausas da agitação da vida diária, permite-nos perceber em que etapa nos encontramos no que respeita aos nossos objetivos, ou seja, permite-nos fazer um ponto da situação e avançar para as nossas metas com energias renovadas.

 

 

COMO IMPLEMENTAR UMA ROTINA DE AUTO-CUIDADO NA NOSSA VIDA?

 

rawpixel / Pixabay

 

Da mesma forma que registas as tuas tarefas diárias, também podes começar a registar os teus “tempos de auto cuidado”.

Torna esse momento uma responsabilidade que tens de assumir diariamente para fazeres coisas ou atividades que te geram prazer. Eis alguns exemplos:

 

Pratica atividade física que te dê prazer.

Não vale a pena ires para o ginásio se preferes caminhar na natureza ou vice-versa.

Escolhe atividades que estejam em sintonia contigo, que te façam sorrir quando terminas, que te façam sentir vitalizada, pois assim irás promover um aumento das endorfinas, de serotonina e de outros neurotransmissores associadas ao bem-estar, ao aumento do bom humor, à redução da tensão e a uma maior capacidade de concentração.

 

Mima-te.

Se gostas de ler, regista na tua agenda 1 hora por dia de leitura…

Se gostas de fazer jardinagem, torna isso uma rotina…

Se gostas de ver filmes garante que o fazes regularmente…

O que interessa é que arranjes tempo diariamente, nem que seja 1 hora por dia, para fazeres algo que gostas e que te promova uma sensação de tranquilidade.

 

Nutre-te.

Sabemos bem o impacto que os alimentos têm na nossa saúde física e emocional, por isso, ao garantirmos que as nossas refeições são nutricionalmente densas, estamos a investir num rumo em direção ao equilíbrio emocional.

As refeições ricas em alimentos processados ou nutricionalmente pobres criam em nós uma sensação de apatia, por vezes ansiedade e fadiga, associado a uma diminuição da nossa valorização pessoal por falta de ânimo.

 

Aposta numa rotina de sono.

O sono é fundamental para uma boa saúde.

Durante o sono, o nosso corpo liberta hormonas de crescimento que reconstroem músculos e curam ferimentos, além de melhorar a nossa função cognitiva. E, no entanto, a vida agitada facilita a negligência dos nossos hábitos de sono.

A adopção de estratégias naturais pode ajudar a melhorar a qualidade do teu sono.

Por exemplo, o óleo essencial de alfazema tem propriedades que te ajudam a diminuir os níveis de ansiedade.

Podes optar por colocar uma gota de óleo essencial de alfazema em cada dedo indicador e esfregar na zona das têmporas.

 

Quando aplicamos uma política de auto-cuidado estamos a olhar por nós.

 

Estamos a investir um pouco do nosso tempo a reconhecer as nossas necessidades e a tomar medidas para que estas sejam correspondidas, lembrando aquela grande máxima…

 

se eu não cuidar de mim, quem cuidará?

 

É isso mesmo que te proponho!! Que olhes para ti, para a tua vida, para a tua rotina e te dediques a identificar quais são as tuas necessidades mais íntimas.

 

Clica na imagem para descarregares o planificador de novas rotinas.
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.