Banho de plantas no Pós-parto

O banho pós-parto é uma tradição muito antiga.

Encontramos relatos de banhos de plantas medicinais no pós-parto nas mais diversas culturas onde os utilizavam para promover a cicatrização do corpo da mulher e permitir-lhe relaxar após trazer uma nova vida ao mundo.

 

Sabes uma coisa que admiro e que gostava muito que nós como sociedade voltássemos a recuperar? O espírito de entre-ajuda que havia quando uma mulher tinha o seu filho.

A mulher via-se cercada pelos seus amigos e familiares que lhe ofereciam ajuda física e principalmente conforto psicológico com a intenção de apoiar a nova mamã a recuperar tranquilamente e a criar o vinculo mãe-filho tantas vezes subvalorizado nos nossos dias.

 

Talvez se essa tradição fosse recuperada não haveria tantas depressões pós-parto onde as mulheres se sentem sós, desamparadas e sem nenhum apoio motivacional.

 

Os banhos de plantas medicinais resultam dessa entre-ajuda, onde a mulher tinha a oportunidade de apreciar um bom momento consigo mesma (ou com o bebé) ao mesmo tempo que beneficiava das propriedades medicinais das plantas, facilitando a cicatrização do períneo e na contenção de infecções bacterianas.

Existem muitas plantas que podem ser usadas para acalmar o tecido perineal, curar a episiotomia, reduzir a inflamação e até mesmo encolher hemorróidas após um parto vaginal, mas atenção que o banho de ervas não é adequado após uma cesariana.

O banho pode ser tomado duas horas após o parto vaginal desde que a mãe seja saudável e não existam sinais de infecção.

O bebé pode acompanhar a mamã no banho, promovendo também a secagem e regeneração do cordão umbilical.

Assim, para estares preparada para esse momento, vai reunindo plantas suficientes para 1 banho/dia durante 5 dias e mais algumas para uso em lavagens perineais.

 

Plantas para o banho pós-parto:

  • 25g de flores de calêndula (Calendula officinalis)
  • 25g de flores de lavanda (Lavandula angustifolia)
  • 25g de folhas secas de consolda / confrei (Symphytum officinale L.)
  • 14g de folhas secas de Uva Ursina (Arctostaphylos uva-ursi L)
  • 1/2 chávena de sal marinho

Ferve 2 litros de água. Desliga o fogão e coloca 1 mão cheia da mistura de plantas medicinais acima mencionadas na panela.

Mexe e deixa repousar coberto, durante 30 minutos.

Coa bem o liquido com um coador de malha fina. Adiciona essa infusão à água da banheira, juntamente com o sal e delicia-te com este maravilhoso banho relaxante só para ti.

 

Se quiseres também tens outras opções…

Lavagem perineal: Com qualquer garrafa que dê para esguichar, enches com a infusão das plantas medicinais e esguichas o liquido à temperatura ambiente ao longo do períneo quando urinares. Isto reduz a inflamação e o ardor.

Compressas Medicinais: Utiliza a mesma infusão que usarias para o banho e embeba um pano no liquido, aplicando quente ou frio no períneo para reduzir a dor e o inchaço.

 

 

Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue no Facebook
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.