Banho de plantas no Pós-parto

O banho pós-parto é uma tradição muito antiga.

Encontramos relatos de banhos de plantas medicinais no pós-parto nas mais diversas culturas onde os utilizavam para promover a cicatrização do corpo da mulher e permitir-lhe relaxar após trazer uma nova vida ao mundo.

 

Sabes uma coisa que admiro e que gostava muito que nós como sociedade voltássemos a recuperar? O espírito de entre-ajuda que havia quando uma mulher tinha o seu filho.

A mulher via-se cercada pelos seus amigos e familiares que lhe ofereciam ajuda física e principalmente conforto psicológico com a intenção de apoiar a nova mamã a recuperar tranquilamente e a criar o vinculo mãe-filho tantas vezes subvalorizado nos nossos dias.

 

Talvez se essa tradição fosse recuperada não haveria tantas depressões pós-parto onde as mulheres se sentem sós, desamparadas e sem nenhum apoio motivacional.

 

Os banhos de plantas medicinais resultam dessa entre-ajuda, onde a mulher tinha a oportunidade de apreciar um bom momento consigo mesma (ou com o bebé) ao mesmo tempo que beneficiava das propriedades medicinais das plantas, facilitando a cicatrização do períneo e na contenção de infecções bacterianas.

Existem muitas plantas que podem ser usadas para acalmar o tecido perineal, curar a episiotomia, reduzir a inflamação e até mesmo encolher hemorróidas após um parto vaginal, mas atenção que o banho de ervas não é adequado após uma cesariana.

O banho pode ser tomado duas horas após o parto vaginal desde que a mãe seja saudável e não existam sinais de infecção.

O bebé pode acompanhar a mamã no banho, promovendo também a secagem e regeneração do cordão umbilical.

Assim, para estares preparada para esse momento, vai reunindo plantas suficientes para 1 banho/dia durante 5 dias e mais algumas para uso em lavagens perineais.

 

Plantas para o banho pós-parto:

  • 25g de flores de calêndula (Calendula officinalis)
  • 25g de flores de lavanda (Lavandula angustifolia)
  • 25g de folhas secas de consolda / confrei (Symphytum officinale L.)
  • 14g de folhas secas de Uva Ursina (Arctostaphylos uva-ursi L)
  • 1/2 chávena de sal marinho

Ferve 2 litros de água. Desliga o fogão e coloca 1 mão cheia da mistura de plantas medicinais acima mencionadas na panela.

Mexe e deixa repousar coberto, durante 30 minutos.

Coa bem o liquido com um coador de malha fina. Adiciona essa infusão à água da banheira, juntamente com o sal e delicia-te com este maravilhoso banho relaxante só para ti.

 

Se quiseres também tens outras opções…

Lavagem perineal: Com qualquer garrafa que dê para esguichar, enches com a infusão das plantas medicinais e esguichas o liquido à temperatura ambiente ao longo do períneo quando urinares. Isto reduz a inflamação e o ardor.

Compressas Medicinais: Utiliza a mesma infusão que usarias para o banho e embeba um pano no liquido, aplicando quente ou frio no períneo para reduzir a dor e o inchaço.

 

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.