Beldroegas do meu jardim…

 

Quantas vezes já olhaste para o teu jardim, canteiro ou mesmo para aquelas pequenas gretas nos passeios e viste umas plantas que surgem na primavera em todo lado de forma rasteirinha?

 

Essas plantas são as Beldroegas (Portulaca oleracea)

 

As Beldroegas são uma das grandes dádivas da natureza. Elas são muitas vezes confundidas com ervas daninhas porque quando chega a primavera é vê-las crescer por todo o lado, especialmente aqui no Algarve e no Alentejo.

De acordo com uma pesquisa publicada no Scientific world journalo conteúdo antioxidante e o valor nutricional das beldroegas é muito importante para o consumo humano”

Entre os vários benefícios, destacam-se as suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso é rica em omega-3 (segundo a universidade do Algarve é a planta terrestre mais rica em omega 3) e também é uma excelente fonte de vitamina C.

 

Como usar?

 

As Beldroegas têm um sabor semelhante ao do espinafre, como tal podes usá-las em saladas, sopas, no arroz, em batidos…basicamente podes usá-las de qualquer forma, tal qual usarias os espinafres!!

 

 

 

REFERÊNCIAS

  • ScientificWorldJournal. 2014 Feb 10;2014:951019. doi: 10.1155/2014/951019. eCollection 2014.
    Purslane weed (Portulaca oleracea): a prospective plant source of nutrition, omega-3 fatty acid, and antioxidant attributes. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24683365

 

  • Growth conditions, omega – 3 fatty acid concentrations and gene expression of fatty acid desaturases in Portulaca oleracea leaves. https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/2119

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.