para a saúde da Mulher

Benefícios de Ashwagandha para a saúde da Mulher

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Sou fascinada pelas plantas medicinais de forma geral, mas existem algumas que me encantam particularmente, talvez por serem aquelas às quais mais recorro para benefício próprio e a Ashwagandha é uma delas.

Neste artigo, descreverei dois benefícios da Ashwagandha para a saúde da mulher que te podem vir a ser muito úteis, mas antes disso, vamos a um breve resumo sobre esta magnífica planta.

A Ashwagandha (Withania Somnifera), cujo nome deriva do seu odor que faz lembrar o cheiro de um “cavalo suado”, cresce naturalmente na América do Norte e na África, mas é mais comummente associada à terapêutica ayurvédica, onde é utilizada há muitas e muitas décadas para os mais diversos fins.

E por incrível que possa parecer, esta planta é da mesma família dos tomates, crescendo de forma semelhante.

A Ashwagandha tem vindo a tornar-se num ingrediente popular na fitoterapia ocidental, em parte devido à sua fama como afrodisíaco masculino e feminino, mas o seu sucesso deriva, principalmente, do seu benefício no alívio da fadiga, da ansiedade e do ‘stress’.

Nos últimos 70 anos, os constituintes da Ashwagandha têm sido investigados, especialmente os vitanólidos, que os encontramos em toda a planta, particularmente nas folhas.

Os vitanólidos são substâncias que pertencem ao grupo das lactonas esteroides e que têm demonstrado efeitos biológicos interessantes, como, por exemplo, o carácter protetor que apresentam contra a hepatotoxicidade química induzida, além de exibirem benefícios cardiovasculares através da sua influência na contração do músculo cardíaco, assim como atividade hipotensora.

Em Portugal, a Ashwagandha tem como nome comum “Erva-Moura-Sonífera” e tem sido muito utilizada como tónico nervino, como sedativo para alguns distúrbios como a ansiedade, bem como terapêutica para casos de síndrome de fadiga crónica e fibromialgia

Mas neste artigo, vou-te descrever, em particular, dois benefícios da Ashwagandha para a saúde da mulher: proteção cognitiva e redução dos níveis de cortisol.

Benefícios de Ashwagandha para a saúde da Mulher

Benefícios da Ashwagandha na proteção cognitiva:

Esta planta adaptogénica tem propriedades antioxidantes que protegem o cérebro e o sistema nervoso.

O envelhecimento prematuro associado à tensão crónica no sistema nervoso está relacionado ao aumento do stress oxidativo, que promove o aumento da peroxidação lipídica enquanto diminui as enzimas antioxidantes catalase e glutationa peroxidase.

No entanto, é aqui que é interessante: a Ashwagandha protege o cérebro e melhora a função do sistema nervoso contribuindo para uma menor degradação das funções cognitivas.

Na prática, o que isto significa? Significa uma melhor memória, clareza mental e agilidade intelectual.

Além disso, os benefícios da Ashwagandha estendem-se às suas propriedades ansiolíticas e antidepressivas, apoiando a regeneração e reconstrução de células nervosas e sinapses, o que poderá, no futuro, ser estudado como terapêutica para a reversão de estados de degeneração cerebral e do sistema nervoso para casos de doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Benefícios da Ashwagandha na redução do ‘stress’:

Além de proteger as funções cognitivas, a Ashwagandha também apresentou benefícios terapêuticos ao nível do ‘stress’ ao ter a capacidade de reduzir os níveis de cortisol. 

Estas propriedades são especialmente interessantes, uma vez que níveis elevados e crónicos de cortisol podem causar um aumento dos processos inflamatórios e degenerativos do corpo. 

Adicionalmente, tem demonstrado benefícios na redução dos níveis de açúcar no sangue em jejum bem como observaram uma melhoria no perfil lipídico, que são factores que quando em excesso geram mais ‘stress’ orgânico.

Além das duas situações já referidas, a Ashwagandha também poderá ser útil em casos de:

  • Sintomatologia associada a situações inflamatórias
  • Sintomas associados à fadiga crónica e à fibromialgia
  • Sintomas associados a infeções microbianas
  • Promoção da atividade antiangiogénica
  • Em algumas patologias cardiovasculares
  • Promoção da libido tanto feminina como masculina
  • Promoção do bem-estar geral
  • Modulação imunitária

A informação aqui presente não tem por objetivo substituir qualquer diagnóstico ou aconselhamento médico.

Como tomar Ashwagandha?

Os benefícios da Ashwagandha para a saúde da mulher podem ser obtidos através de cápsulas, na forma de raiz seca ou como uma planta de crescimento natural.

É muito bom usar a raiz seca moída, colocando-a em infusões, batidos ou saladas. 

Uma forma mais simples de ingerir a Ashwagandha é através de suplementos. Eu gosto da Ashwagandha da Now® e da Pure Encapsulations®. Ambas encontras no site Nature Heals e caso encomendes podes usar o código VERABELCHIOR11 para usufruires de um desconto!

Uma nota de atenção!! Ao nível de toxicidade a Ashwagandha tem um perfil de segurança bastante elevado, no entanto, não deve ser ingerida em conjunto com medicamentos barbitúricos (depressores do sistema nervoso central).

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.