A Hortelã ou neste caso o óleo de Mentha viridis é um produto feito com óleos essenciais aromáticos da Hortelã que proporcionam um cheiro muito agradável e refrescante.
Embora esta espécie de hortelã não seja tão usada como a hortelã-pimenta (Mentha Piperita), ela contém inúmeras propriedades úteis para o dia a dia, com a vantagem de ser mais suave e proporcionar grandes benefícios no sistema digestivo, aliviando a flatulência, a obstipação, as náuseas e o vómito.
A nível do tracto respiratório, ajuda-nos a aliviar a tosse, a asma, o muco e a sinusite. Além de que se fores picada por algum bicharoco, podes sempre recorrer a esta para te aliviar a comichão.
A hortelã tem no mentol um de seus componentes chaves, pois além de ser um poderoso analgésico, é útil para aliviar aquela sensação de ter a cabeça quente que acompanha as cefaleias.
Auxilia igualmente no alivio das dores musculares, dores na coluna e cólicas abdominais. Na naturopatia são muitas as opções, mas esta é sem dúvida uma das mais recomendadas!
_____________ Possíveis aplicações _____________
- Massajar a barriga com 4 gotas de óleo essencial de mentha diluído em óleo vegetal para aliviar a má digestão, náuseas, os gases e a diarreia.
- Para aliviar dores de cabeça, podes massajar as têmporas, a testa e a nuca com algumas gotas de óleo essencial de mentha diluído em óleo vegetal;
- Podes igualmente inalar algumas gotas de óleo essencial de mentha para aliviar os sintomas de congestão nasal. Para isso, coloca 3 gotas de óleo essencial de mentha numa chávena de água quente.
- Fricciona o óleo de hortelã nas articulações para aliviar os sintomas da artrite e das tendinites.
Este é um dos óleos ou uma das plantas a teres sempre disponível perto de ti 😉
Um beijinho ❤️