Blog

Alimentação na Espondilite Anquilosante

  Como referi noutros artigos, atualmente consigo gerir os sintomas de Espondilite Anquilosante com base no estilo de vida, alimentação e suplementação, o que faz com que apenas tome os comprimidos em situações agudas.   Uma das rotinas que mais impactou a minha vida no que diz respeito aos sintomas da EA foi a alimentação….

Ler Mais

Fadiga na Espondilite Anquilosante

  A espondilite anquilosante é conhecida por estar associada a complicações relacionadas à inflamação da coluna vertebral.   Embora a dor e o desconforto constante possam atrapalhar as rotinas diárias, existe um sintoma que ainda consegue ser mais debilitante: a fadiga. Decidi escrever sobre a fadiga na espondilite anquilosante porque tem-me afetado bastante a vida…

Ler Mais

Alimenta a tua Dopamina

  A dopamina é um neurotransmissor responsável pelo envio de sinais entre as células nervosas do cérebro influenciando diretamente os centros de prazer e recompensa afetando o nosso humor.   A tirosina é o precursor químico da dopamina pelo que se associa o consumo de alimentos ricos neste aminoácido a um sentimento de recompensa semelhante…

Ler Mais

Probiótico na gravidez. Porquê tomar?

  A gravidez é um momento fugaz da vida de uma mulher, um momento que a marca para sempre.   Quanto melhor tratarmos de nós e dos nossos rebentos durante (e após também) a gravidez, mais felizes serão as nossas memórias. Os probióticos são uma das valiosas dicas que tenho para vos apresentar, principalmente às…

Ler Mais

Sinais e Sintomas de carência de B12

  Na deficiência de B12 a célula vermelha (blasto) fica grande (mega) e a isso denominando-se anemia megaloblástica.   Os sintomas mais comuns estão relacionados com a redução de actividade cognitiva (concentração, memória e atenção), com desconforto para as actividades intelectuais, levando à dispersão, queixas de memória, além de formigueiro nas mãos e pernas.  …

Ler Mais

Náusea pré-natal. O que fazer?

  A náusea durante a gravidez é um dos sintomas mais comuns das futuras mamãs. Até 70% das mulheres grávidas sofrem de náuseas em algum momento durante o inicio da gravidez.   A náusea normalmente começa entre a 4ª e a 8ª semana de gestação e diminui entre 13ª e a 14ª semana. No entanto…

Ler Mais

O bebé nasce…e depois?

  Saímos de casa dois e voltámos três…foi o que me aconteceu há 5 anos atrás quando fui ter o meu filhote ao hospital.   Foi um momento único, cheio de amor e de felicidade…mas o que quase ninguém conta é o que acontece depois…sim, depois do bebé nascer…o bom… e o menos bom.  …

Ler Mais

Amamentação bem sucedida. Qual o segredo?

  Se és mãe, sabes o quanto desafiante este papel pode ser… certo?   Dúvidas constantes… “serei boa mãe?” “Saberei amamentar?” “E se não tiver leite?”…dúvidas e mais dúvidas…desafios e mais desafios…ufff que trabalheira emocional que é… mas a verdade é que vale todo o esforço… vale todas as inseguranças e todos os receios!!  …

Ler Mais

Erva de S. Roberto. Conheces?

  O Geranium robertianum ou Erva de S. Roberto é uma planta herbácea anual nativa da Europa. Na Escócia, a Erva de S. Roberto é usada contra doenças da pele desde a década de 1920.   O geranium robertianum possui diversos constituintes importantes, como o óleo essencial (geraniol, citronelal, linalol, terpineol) com efeito analgésico e anti-séptico;…

Ler Mais