Blog

O que os Naturopatas NÃO são…

  Médicos. Considero os médicos como colegas, mas não meus iguais, pois reconheço plenamente que os médicos têm uma formação que excede a minha em muitas áreas, da mesma forma que eu como naturopata tenho formação em terapias naturais que excede a deles. Os naturopatas não brincam aos médicos. Cada profissional de saúde tem o…

Ler Mais

Naturopatia no alívio das alergias sazonais

“Alergia” refere-se a qualquer condição em que o corpo monitoriza um ataque a uma substância específica que seja benigna para o resto de nós. As pessoas podem experimentar reações alérgicas a alimentos, produtos químicos, plantas, animais ou a um misto de substâncias presentes no ar.   Uma alergia é uma resposta imune normal para suprimir…

Ler Mais

Alimentos essenciais para a Espondilite Anquilosante

A Espondilite anquilosante é uma doença crónica, auto-imune caracterizada principalmente por dor e rigidez na coluna vertebral. A Espondilite anquilosante é um distúrbio grave que afeta o esqueleto axial, reduzindo assim a mobilidade da coluna vertebral e dificultando a qualidade de vida. Além da coluna vertebral e articulações pélvicas, a espondilite também pode afetar outros…

Ler Mais

Equilibra as tuas Hormonas pela Alimentação

Considera-se que se atingiu a menopausa quando ocorre um período de 12 meses consecutivos sem menstruação. No entanto, a peri-menopausa, ou seja, os anos que gradualmente levam à cessação completa da menstruação, podem começar bastante cedo e durar 10 ou 15 anos. Durante este tempo os ovários diminuem a produção de duas hormonas em particular…

Ler Mais

Como evitar o “gás” dos feijões

Existem diversas variedades de leguminosas e cada uma delas é boa para a nossa saúde, desde a ervilha, às lentilhas, ao feijão até às favas.   IMPORTÂNCIA NUTRICIONAL DAS LEGUMINOSAS Elevado teor de proteína: 1/2 chávena de feijão é equivalente a 56gr de proteína magra. Elevado teor de fibra: ½ chávena de feijão seco cozido tem…

Ler Mais

Como simplificar a vida – Parte II

Algo que faço para garantir que tenho sempre verdes prontos para comer é lavá-los assim que chego a casa. Na imagem apresento o exemplo da alface. Não sou grande fã das alfaces pré-lavadas e a verdade é que quando chego à pressa para fazer a comida se não tenho a alfaces (ou outros verdes) lavada…

Ler Mais