Blog

Carne vermelha e a diverticulite

Evitar a carne vermelha e outros factores de risco podem prevenir até metade os casos de diverticulite, de acordo com um estudo publicado no The American Journal of Gastroenterology.   Os investigadores avaliaram os resultados da ingestão de carne vermelha, fraca ingestão de fibra, obesidade, pouca atividade física e tabagismo em 51.529 homens do Estudo…

Ler Mais

Depressão de Inverno

Os dias de verão acabam-se, as noites começam lentamente a ficarem mais longas e tu sentes-te mais em baixo, mais “xoxinha”, com menos energia e menos vontade de socializar ou mesmo sair da cama. Reconheces este padrão? Sabias que tem um nome? Chama-se depressão do inverno/sazonal  ou Transtorno Afetivo Sazonal. Esta sensação muito comum é…

Ler Mais

Dietas de Base Vegetal e Inflamação.

  De acordo com uma revisão publicada na Public Health Nutrition, as dietas vegetarianas reduzem a inflamação.   Os pesquisadores analisaram 18 estudos, onde constataram que os indivíduos que seguiram uma dieta vegetariana durante pelo menos dois anos viram reduzidos os seus níveis séricos de proteína C-reativa. Um biomarcador de inflamação, em comparação com aqueles…

Ler Mais

Inositol e selénio na doença de Hashimoto

A tiroidite de Hashimoto é uma das doenças autoimunes mais comuns.   A auto-imunidade pode ocorrer de várias formas diferentes, mas, eventualmente, a glândula da tiroide torna-se progressivamente inativa devido a processos auto-imunes mediados por anticorpos e células.   De acordo com um estudo recente publicado na European Review for Medical and Pharmacological Sciences, os…

Ler Mais

Quantas vezes devem os intestinos funcionar por dia?

O antigo Egito foi uma das maiores civilizações antigas com um conhecimento vasto de medicina. Os faraós, por exemplo, tinham acesso a médicos especializados e intitulados como os “guardiões do movimento do intestino real”, ou seja, dedicavam-se exclusivamente ao funcionamento dos intestinos da realeza.   Hoje, a importância do movimento intestinal continua. O conceito atual…

Ler Mais

Naturopatia como complemento ao transtorno do défice de atenção com Hiperactividade

O Transtorno do Défice de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição caracterizada pelo débil funcionamento e sub desenvolvimento de certas estruturas do cérebro, como os lobos frontais.   Estes, por exemplo, encontram-se menos desenvolvidos e como tal são pouco eficientes na comunicação entre neurónios, no uso do glicogénio e oxigénio e na circulação sanguínea…

Ler Mais

Plantas Medicinais para teres em casa

Quando falamos de saúde quase todas as abordagens, especialmente as preventivas, são importantes. Assim como também é importante termos em casa um bom suporte de cuidados primários à base de plantas medicinais que nos podem ajudar a resolver as pequenas mazelas do dia-a-dia.   Aqui, apresento-te uma lista de 8 plantas + 1 extra que…

Ler Mais

Biryani de Tofu

Sabores da India…(adaptados eheh)     Já andava com apetites de comer comida indiana há algum tempo, mas como não tenho grande experiência nessas andanças deixei arrastar. Porém, ontem, peguei num dos livros da Bimby de comida indiana e adaptei o Biryani de Frango para tofu. Deixem-me que vos diga que ficou divinal, por isso, partilho…

Ler Mais

Fibromialgia e Vitamina D

A fibromialgia é uma síndrome que afeta milhões de pessoas.   Caracteriza-se por dor músculo-esquelética generalizada acompanhada muitas vezes por outros sintomas, como fadiga.   Em 2014 foi realizado um estudo controlado por placebo onde os participantes receberam vitamina D em doses substanciais. Aos pacientes com fibromialgia foi-lhes fornecido cerca de 2400 ui de vitamina…

Ler Mais

A romã para a mulher na menopausa

Atualmente dispomos de muitas opções para lidarmos com os sintomas da menopausa, como as mudanças de humor, a depressão, a perda de massa óssea e níveis de estrogénio flutuantes.   Mas a opção mais surpreendente pode vir de um grande e delicioso alimento antigo: a romã. As romãs começaram a ser cultivadas há mais de…

Ler Mais