Colesterol? Como castanha do Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

 

Um estudo avaliou o impacto que o consumo de uma única porção de castanhas do Brasil poderia ter nos níveis de colesterol em voluntários saudáveis.

 

Deram a dez homens e mulheres diferentes doses de castanhas do Brasil (nenhuma, uma, quatro ou oito) e descobriram que a sua ingestão melhorou quase imediatamente os níveis de colesterol.

 

O LDL, o chamado “mau” colesterol, ficou significativamente mais baixo apenas nove horas após a ingestão das castanhas.

 

Mesmo os medicamentos não funcionam tão rápido. As estatinas, por exemplo, demoram cerca de quatro dias para ter um efeito significativo.

Os pesquisadores voltaram a medir os níveis de colesterol cinco e trinta dias mais tarde.

Embora os participantes não tivessem continuado a comer castanhas do Brasil os seus níveis de colesterol continuaram abaixo dos valores iniciais mesmo 30 dias depois, com apenas quatro castanhas do Brasil.

Estes resultados sugerem que a ingestão de apenas quatro castanhas do brasil podem ser suficientes para melhorar os níveis de LDL e HDL durante 30 dias, e talvez mais mas não foi testado após esse período.

 

“Claro que quando um estudo sai na literatura médica mostrando resultados demasiado bons para serem verdade, como este, esperamos para ver os resultados replicados antes de alterar a prática clínica, ou seja, antes de o recomendar aos pacientes, especialmente se o estudo é feito com apenas dez pessoas e quando os resultados são literalmente incrível.”

 

Mas quando a intervenção é barata, fácil, inofensiva e saudável, então, o ónus da prova é revertido, ou seja, que tal o fazermos até que se prove o contrário?

Com o estudo concluiu-se que uma única porção (4 castanhas por mês) foi suficiente “sem produzir toxicidade hepática e renal.” O que significa que o elevado teor de selénio da castanha do Brasil, não é uma preocupação se as ingerirmos em quantidades equilibradas.

 

📌 E tu? Queres fazer a experiência? Se o fizeres partilha os resultados, pois mesmo que o estudo tenha sido um acaso, as nozes melhoram a função das nossas artérias, auxiliam a diminuição de processos inflamatórios e são aliadas no combate ao cancro, logo só te traz benefícios.

 

 

Texto original: Michael Greger M.D.
www.researchgate.net/publication/248385213_A_Single_Consumption_of_High_Amounts_of_the_Brazil_Nuts_Improves_Lipid_Profile_of_Healthy_Volunteers
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.