A importância de níveis adequados de cobalamina (vitamina B12) no nosso corpo é bastante conhecida nos dias de hoje, especialmente entre a população com uma dieta de base vegetal.
O que não é tão bem conhecido é o facto de que mesmo as pessoas que consomem animais apresentam deficiência desta vitamina, logo a verificação regular dos níveis séricos de cobalamina é importante, embora não seja uma análise 100% fiável, mas falaremos mais sobre isso num outro artigo.
Uma investigação publicada no The New England Journal of Medicine demonstrou que os ratos aos quais não lhes haviam sido fornecidas fontes de vitamina B12 (cobalamina) apresentavam maiores dificuldades de crescimento e muito menos osteoblastos do que os ratos com níveis normais desta vitamina.
Chegou-se a esta conclusão porque a cobalamina (B12) interfere com a hormona de crescimento nos hepatócitos e acaba por ter efeito nos osteoblastos, ou seja, nas células ósseas.
Uma vez que a vitamina B12 tem de ser activada no estômago através do fator intrínseco, a ingestão de medicamentos como os protectores gástricos podem diminuir a sua síntese, como tal, é fundamental o controlo dos seus níveis através de análises laboratoriais regulares e eventualmente a sua suplementação em casos que se verifiquem serem necessários.
Vera, o que acha toma diária de cloreto de magnésio, em cápsulas . Obrigada