Cobalamina (B12) e a saúde óssea

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

 

A importância de níveis adequados de cobalamina (vitamina B12) no nosso corpo é bastante conhecida nos dias de hoje, especialmente entre a população com uma dieta de base vegetal.

 

O que não é tão bem conhecido é o facto de que mesmo as pessoas que consomem animais apresentam deficiência desta vitamina, logo a verificação regular dos níveis séricos de cobalamina é importante, embora não seja uma análise 100% fiável, mas falaremos mais sobre isso num outro artigo.

 

Uma investigação publicada no The New England Journal of Medicine demonstrou que os ratos aos quais não lhes haviam sido fornecidas fontes de vitamina B12 (cobalamina) apresentavam maiores dificuldades de crescimento e muito menos osteoblastos do que os ratos com níveis normais desta vitamina.

Chegou-se a esta conclusão porque a cobalamina (B12) interfere com a hormona de crescimento nos hepatócitos e acaba por ter efeito nos osteoblastos, ou seja, nas células ósseas.

Uma vez que a vitamina B12 tem de ser activada no estômago através do fator intrínseco, a ingestão de medicamentos como os protectores gástricos podem diminuir a sua síntese, como tal, é fundamental o controlo dos seus níveis através de análises laboratoriais regulares e eventualmente a sua suplementação em casos que se verifiquem serem necessários.

 

www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMcibr1407247

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

2 Comentários
mais antigo
mais recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Lena Maria
Lena Maria
4 anos atrás

Vera, o que acha toma diária de cloreto de magnésio, em cápsulas . Obrigada

  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.