Curcuma no combate ao Lúpus

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Diferentes doenças auto-imunes tendem a atingir diferentes órgãos.

 

Se o nosso sistema imunitário atacar as células produtoras de insulina no pâncreas, podemos desenvolver diabetes tipo 1. Se por outro lado atacar a glândula da tireóide, podemos desenvolver hipotireoidismo.

Mas na doença auto-imune lúpus, o nosso sistema imunitário ataca o próprio núcleo das células, muitas vezes produzindo anticorpos e atacando o próprio ADN;

 

❛ O lúpus pode danificar qualquer órgão e resultar em quase qualquer complicação. ❜

 

As mulheres são 9 vezes mais propensas a desenvolvê-lo e a idade de pico é muitas vezes no auge da vida.

Uma das manifestações mais comuns de ameaça aos órgãos é a inflamação dos rins que ocorre em cerca de metade dos pacientes.

A inflamação do rim é também um dos efeitos mais graves do lúpus, causado pela doença em si ou como resultado da intensa toxicidade das drogas imunossupressoras. Por exemplo, as drogas de quimioterapia, como Endoxan ou Cytoxan (ciclofosfamida), que podem ter efeitos colaterais de grande risco incluindo leucemia e cancro da bexiga.

 

Como tal há uma necessidade desesperada de melhores tratamentos.

Felizmente, existem alguns complementos.

 

 

A suplementação oral de curcuma diminui a proteinúria, hematúria e a pressão arterial sistólica (as principais manifestações clínicas) em pacientes que sofrem de recidiva (nefrite lúpica intratável) de acordo com um estudo randomizado e duplo-cego controlado por placebo.

No grupo de controle, 3 pessoas ficaram melhores, 3 pioraram e o resto permaneceu sem alterações.

No grupo da curcuma, 1 piorou, 1 ficou igual, mas todos os outros melhoraram.

Reparem que o estudo foi realizado usando o açafrão, ou seja, a especiaria por completo e não a curcumina, que é um principio activo extraído e dado muitas vezes em forma de comprimido.

Estas mulheres estavam com uma crise de lúpus descontrolada e apenas lhes deram a tomar cerca de ¼ de colher de chá de açafrão a cada refeição durante três meses.

 

 

Lembrem-se que o Totum Vegetal (a planta como um todo) é mais segura do que a extracção dos seus princípios activos!!

 

 

 

Texto traduzido e adaptado da fonte original: http://nutritionfacts.org/video/fighting-lupus-with-turmeric-good-as-gold
– C W Schmidt. Questions persist: environmental factors in autoimmune disease. Environ Health Perspect. 2011 Jun;119(6):A249-53. Environ Health Perspect. 2011 Jun;119(6):A249-53.
– A T Borchers, N Leibushor, S M Naguwa, G S Cheema, Y Shoenfeld, M E Gershwin. Lupus nephritis: a critical review. Autoimmun Rev. 2012 Dec;12(2):174-94.
– E G Boyce, B E Fusco. Belimumab: review of use in systemic lupus erythematosus. Clin Ther. 2012 May;34(5):1006-22.
– P Khajehdehi, B Zanjaninejad, E Aflaki, M Nazarinia, F Azad, L Malekmakan, G R Dehghanzadeh. Oral supplementation of turmeric decreases proteinuria, hematuria, and systolic blood pressure in patients suffering from relapsing or refractory lupus nephritis: a randomized and placebo-controlled study. J Ren
Nutr. 2012 Jan;22(1):50-7.
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.