Decocção de Gengibre (Zingiber officinale)

 

Gengibre – o super alimento.

 

Falo muito desta planta, porque de facto ele possui propriedades extraordinárias que estimulam o sistema imunitário, melhoram a digestão e reduzem a inflamação.

 

Quando estou em consulta é comum falar sobre os alimentos anti-inflamatórios e o impacto que têm em nós, porque acredito que são as práticas do nosso dia a dia que nos possibilitarão a recuperação da nossa saúde.

Eu travo um processo de aprendizagem sobre a minha saúde há anos…desde os primeiros sintomas que moldaram todo o meu caminho e ainda assim, todos os dias aprendo cuidados, hábitos e informações novas!! E é isso que me empenho em transmitir às mulheres que acompanho…que por pior que esteja o nosso estado de saúde, todo o santo dia é um bom dia para aprendermos e melhorarmos um pouco mais o nosso bem-estar.

Dito isto…vamos lá falar desta dádiva da natureza que é o gengibre 🙂

Esta maravilhosa raiz, contém vários óleos essenciais que distinguem o seu aroma e sabor como o zingerona, shogaols e os gingeróis.

Estes óleos têm propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e antiparasitárias.

O consumo regular da infusão de Gengibre fortalece o sistema imunitário devido ao elevado conteúdo de antioxidantes que auxiliam no combate às infecções… por isso… mais vale prevenir que remediar.

 

 

Decocção Anti-inflamatória

 

  • 1 chávena de água
  • 1/4 de colher de chá de Gengibre ralado
  • 1/4 de colher de chá de Curcúma ralada
  1. Deixa a água ferver e adiciona as duas raízes.
  2. Coloca em lume brando e deixa cozer 10 minutos.
  3. Desliga o lume, deixa repousar 5 minutos, coa e bebe.

Esta decocção é deliciosa e fácil de fazer. Todos os ingredientes são fáceis de encontrar e duram imenso tempo, pelo que podes sempre tê-los em casa bem acondicionados, para que estejam sempre à mão.

Prova e depois dá-me a tua opinião.

 

Bom Proveito!!

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.