As toxinas encontram-se em todo o lado e esses químicos entram no nosso corpo através da comida que ingerimos, do ar que respiramos e da água que bebemos.
Estamos conscientes dos metais pesados presentes nos peixes, nas tintas e nos produtos de construção, bem como dos produtos químicos cancerígenos encontrados em produtos de limpeza, produtos de beleza e plásticos.
Sabemos que as toxinas, como o mercúrio nos peixes, tem efeitos prejudiciais à nossa saúde e temos alguma noção que outros químicos, quando em quantidades elevadas no nosso corpo, também nos podem prejudicar, então é sensato começarmos a pensar em diminuir a nossa exposição a estas substâncias, certo?
O nosso corpo é uma valente máquina projetada para identificar, decompor e eliminar todos ou quase todos os compostos que nos possam ser prejudicais.
Repara até os nossos próprios processos metabólicos criam produtos potencialmente prejudicais que são eliminados, como o dióxido de carbono (o ar que expiramos), o ácido láctico e o colesterol. Mas como é obvio temos a capacidade inata de os eliminar, ou seja, de nos desintoxicarmos.
Para isso dispomos de um fígado, rins, pulmões, pele e sistema digestivo que fazem esse trabalho de eliminação constante.
Ainda assim, se no nosso dia a dia adotarmos práticas que nos possibilitem facilitar o trabalho dos nossos órgãos eliminadores tanto melhor.
É a isso que eu chamo de “detox”, ou seja, nada mais é do que um estilo de vida que não sobrecarregue a saúde do nosso organismo.
Quando se trata da nossa alimentação, existem diversas formas pelas quais conseguimos diminuir a nossa exposição a substâncias nocivas:
⤻ Come alimentos biológicos sempre que possível e, na impossibilidade, opta por produtos de produtores locais que geralmente são cultivados de forma um pouco mais tradicional.
⤻ Evita alimentos processados, alimentos que contenham corantes artificiais, aditivos ou qualquer outra substância cujo o nome seja difícil de prenunciar, pois provavelmente são substâncias que podem sobrecarregar o nosso corpo.
O nosso corpo possui sistemas próprios de limpeza, como o fígado, os rins, os pulmões, a pele e o sistema digestivo.
O fígado quebra as substâncias químicas, hormonas, medicamentos e outros agentes nocivos através das vias de desintoxicação hepática e encaminha o que precisa ser eliminado para as vias responsáveis por as retirar do nosso corpo.
Os metabolitos solúveis na água são excretados pelos rins e pelos pulmões ao expirarmos como por exemplo, o dióxido de carbono, um gás produzido naturalmente quando respiramos.
Por último, mas não menos importante temos a pele, que é o nosso maior órgão e que elimina esses agentes nocivos pelos poros através do suor.
Para aumentares a quantidade de substâncias nocivas que eliminas naturalmente podes:
⤻ Aumentar a ingestão de fruta e legumes. Come 8 a 10 porções por dia (uma porção equivale a cerca de ½ chávena).
As frutas e os legumes são ricos em antioxidantes para ajudar o teu corpo a eliminar mais facilmente aquilo que não necessita e as fibras ajudam a extrair as toxinas pelo sistema digestivo mais rapidamente.
⤻ Come diariamente pelo menos 1 porção de alimentos que estimulem o sistema hepático e o fluxo biliar como o limão, a beterraba, a cenoura, a alcachofra e a curcuma. Aumenta também a ingestão de cebola e alho.
⤻ Faz por suar 30 minutos por dia, através do exercício físico ou do uso de saunas.
⤻ Dorme e descansa sempre que possível. O stress diminui a capacidade de limpeza do nosso corpo, logo o sono e o repouso promovem a regeneração dos tecidos. Agora já tens uma desculpa para dormir um pouco mais 😆
⤻ Bebe muitos líquidos, quer seja na forma de água, de infusões, de sopas, de caldos, de água aromatizada, o importante é que bebas líquidos. Vê qual a dose minimamente recomendada AQUI.
🌿 – 🌿 – 🌿
Agora para potenciar ainda mais a limpeza do teu corpo, que tal recorreres a uma plantinha mágica? Estou a falar das Urtigas e dos seus fantásticos “poderes” terapêuticos.
Começa por infusões diárias de urtiga e vai variando com sopas, sumos ou açordas (uiiii….é tãooo bom!). Com isto, vais receber uma das mais puras injecções de ferro, cálcio, clorofila, vitaminas e zinco.
As urtigas são conhecidas por terem excelentes propriedades diuréticas, sendo muito úteis para a gota, para o sistema digestivo e para mulheres que têm tendência à anemia.
As suas raízes também são utilizadas, neste caso, são mais apropriadas para problemas de próstata.
Diz-me… Já alguma vez as experimentaste? Adorava saber a tua opinião 😀
Um beijinho ❤️