Benefícios da Dieta Mediterrânica na Fertilidade

Benefícios da Dieta Mediterrânica na Fertilidade

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Os benefícios da dieta mediterrânica na fertilidade são conhecidos há muito tempo.

Não é por acaso que a dieta mediterrânica é um dos padrões alimentares mais estudados atualmente e com evidências sólidas que relacionam o seu consumo a uma melhoria generalizada da saúde, principalmente devido ao impacto que tem na diminuição da fragilidade associada ao envelhecimento humano.

Fragilidade essa que envolve a degradação de vários sistemas fisiológicos, causando uma persistente ativação da resposta inflamatória imunitária inata, que pode incluir o desenvolvimento de inflamação de baixo grau, diminuição da fertilidade e surgimento de doenças crónicas como a resistência à insulina e a diabetes.

dieta mediterrânica
congerdesign / Pixabay

Assim, modificações de estilo de vida, como a adoção de uma dieta mediterrânica têm sido sugeridas como uma estratégia terapêutica para a promoção da fertilidade.

Além disso, a adesão à dieta mediterrânica está também associada a alterações positivas na microbiota, com diminuição na quantidade de bactérias prejudiciais e correspondente aumento de produção de ácidos gordos de cadeia curta como o butirato (principal fonte de energia das células do intestino) associado a benefícios como a diminuição da inflamação, aumento dos linfócitos T reguladores e redução da permeabilidade intestinal.

Uma vez que a dieta mediterrânica é caracterizada pelo aumento da ingestão de vegetais, leguminosas, fruta, frutos secos, azeite e peixe, acompanhada por uma diminuição do consumo de carne, produtos lácteos e gorduras saturadas, esta tem demonstrado ser benéfica tanto na fertilidade em geral como numa melhoria dos resultados da fertilização in vitro de modo semelhante nos homens e nas mulheres.

Pirâmide mediterrânica

Um exemplo é um estudo de 2017 com mais de duzentos homens que mostrou melhores resultados nos índices de fertilidade nos homens que seguiram, de forma mais rigorosa, a dieta mediterrânica, resultando numa melhor qualidade do esperma, incluindo a sua forma, concentração e movimento.

No caso das mulheres, um estudo de 2018 que contou com a presença de duzentas e cinquenta mulheres, obteve como resultado uma melhoria significativa nas taxas de conceção, na implantação de embriões e parto.

Posto isto, nas consultas de naturopatia insisto sempre na importância de se aumentar o consumo de legumes, cereais integrais, fruta, azeite e leguminosas. Reduzindo, em simultâneo, o consumo de produtos de origem animal e doces.

Como vês, os benefícios da dieta mediterrânica na fertilidade são imensos e como tudo na vida, nunca é tarde de mais para começares, já hoje, a alterar alguns hábitos para uma vida mais fértil.


Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.