Dor de cabeça. Como tratar?

Embora as dores de cabeça possam surgir como resultado de diferentes fatores, elas são, de forma geral, caracterizadas por uma dor ou pressão chata que ocorre apenas na testa ou na parte superior e nas laterais da cabeça.

Já as enxaquecas são caracterizadas por uma dor pulsante que ocorre principalmente num lado da cabeça. Os sintomas que as acompanham incluem náuseas, vómitos, tonturas, dormência ou formigueiro e distúrbios da visão, como sensibilidade à luz ou ao som.

 

No entanto, nem todas as dores de cabeça nem todas as enxaquecas são iguais e existem diferentes padrões que nos ajudam a distingui-las e como consequência a aplicar a terapêutica mais adequada para cada uma. Entre as mais usuais encontramos…

 

As dores de cabeça de origem digestiva.

Este tipo de dor de cabeça é caracterizado por uma dor surda na testa e uma dor latejante nas têmporas. Tende a ser causada por uma má digestão ou devido a problemas intestinais.

Geralmente são acompanhadas por sintomas como náuseas ou vómitos.

 

Dor de cabeça em salvas

A dor de cabeça em salvas é um dos tipos mais dolorosos de dor de cabeça porque causa uma dor latejante que ocorre num lado da cabeça perto do olho. Além disso, podem surgir outros sintomas como rubor, olhos lacrimejantes e congestão nasal, com uma frequência de diária entre 1 a 3 vezes durante um período de semanas ou meses.

Alguns gatilhos incluem álcool, uma excitação repentina ou um aumento súbito da temperatura, bem como alterações na rotina do sono.

A melatonina, tomada numa dose única de 10 mg antes de dormir, pode ser útil para evitar as dores de cabeça. Outras opções a L-tirosina e a ginkgo biloba.

 

Dor de cabeça menstrual

É uma dor semelhante à enxaqueca e é causada por uma mudança hormonal repentina, especialmente nos níveis de estrogénio.

Por vezes, suplementar com vitamina B6, magnésio e consumir mais alimentos ricos em potássio, trás bons resultados.

 

Cefaleia tensional

É o tipo mais comum de dor de cabeça e os sintomas incluem dor de cabeça constante, dores musculares, especialmente a nível dos ombros e no pescoço.

Este tipo de dor de cabeça pode causar tonturas em alguma pessoas.

 

O que pode estar por detrás de uma enxaqueca ou dor de cabeça?

 

1# Intolerâncias alimentares

2# Desidratação

3# Carências nutricionais

4# Disbiose intestinal

5# Stress

 

Assim que descobres o que te está a causar as dores de cabeça ou enxaquecas, consegues adaptar a tua vida para que esses factores interfiram o minimo possível com o teu bem estar.

 

 

___________________________

Recursos:

– Balch PA. Prescription for Nutritional Healing. 4th ed. New York: Avery; 2006.
– Obstructive sleep apnea and hormones – a novel insight. Marek Ruchała, Barbara Bromińska and Halina Batura-Gabryel www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5507108
– Popular Sweetner Sucralose as a Migraine Trigger. Rajendrakumar M. Patel MD, Rakesh Sarma MD, Edwin Grimsley MD. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1526-4610.2006.00543_1.x
– Medical Clinics of North America. Volume 24, Issue 2, March 1940, Pages 341-348. Headache of Gastro-Intesttnal Origin. C.L.Hartsock. www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0025712516367372
– The Role of Melatonin in the Treatment of Primary Headache Disorders
Amy A. Gelfand, MD and Peter J. Goadsby, MD, PhD. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5012937/
– Neurobiology and sleep disorders in cluster headache. Mads Christian Johannes Barloese. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4542772/
– Headache. 2010 Jan;50(1):130-2. doi: 10.1111/j.1526-4610.2009.01542.x. Epub 2009 Oct 5. Cluster headache as the result of secondhand cigarette smoke exposure during childhood. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19804394

Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue no Facebook
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.