Considera-se que se atingiu a menopausa quando ocorre um período de 12 meses consecutivos sem menstruação. No entanto, a peri-menopausa, ou seja, os anos que gradualmente levam à cessação completa da menstruação, podem começar bastante cedo e durar 10 ou 15 anos. Durante este tempo os ovários diminuem a produção de duas hormonas em particular – o estrogénio e a progesterona.
O desequilíbrio destas hormonas leva a desconfortos, que podem afectar a vida da mulher.
No entanto, se começares já a introduzir alguns hábitos na tua rotina, em pouco tempo, esses pequenos mas nutritivos hábitos podem ajudar-te bastante.
Eis como podes começar…
– Reduz drasticamente o consumo de açúcar e de hidratos de carbono refinados.
Estes alimentos aumentam os níveis de insulina, promovem o aumento de peso e levam ao armazenamento de gordura, especialmente à volta da barriga.
– Adiciona mais frutas e legumes.
Os fitoestrógenios são estrogénios vegetais fracos que se encontram em mais de 300 plantas, incluindo mirtilos, cerejas, cenouras, bananas, beterrabas, laranjas, cebolas, ameixas, azeitonas e batatas. Eles ligam-se aos receptores de estrogénio e equilibram os níveis desta hormona.
– Aumenta a fibra, especialmente com sementes de linhaça.
O nosso corpo dispõe de excesso de estrogénio por meio do intestino, e se não for excretado, o estrogénio será reabsorvido e continuará a circular.
Uma dieta rica em fibras irá apoiar esse processo.
As sementes de linhaça são uma grande fonte de fibra, mas também são ricas em lignanos, que ajudam tanto na redução do risco de cancro da mama como a retardar o crescimento de tumores cancerígenos.
Os lignanos têm igualmente propriedades anti-virais, anti-bacterianas e antioxidantes, como também ajudam a diminuir o colesterol LDL (mau) e aumentar o colesterol HDL (bom).
– Evita a cafeína, os alimentos picantes e o álcool
Porque são alimentos produtores de calor e irão contribuir para os afrontamentos. Em vez disso, opta por alimentos frescos como o melão, o aipo, a maçã e as uvas.
[…] vez disso, recorre a alimentos ricos em nutrientes, anti-inflamatórios, […]