Erva de S. Roberto. Conheces?

 

O Geranium robertianum ou Erva de S. Roberto é uma planta herbácea anual nativa da Europa. Na Escócia, a Erva de S. Roberto é usada contra doenças da pele desde a década de 1920.

 

O geranium robertianum possui diversos constituintes importantes, como o óleo essencial (geraniol, citronelal, linalol, terpineol) com efeito analgésico e anti-séptico; os taninos (35%) que lhe confere uma acção adstringente; Flavonóides (rutina, derivados da Quercetina e do campferol, hiperósido); a geraniína como constituinte amargo e ácidos orgânicos (málico, cítrico e fenólicos).

Na naturopatia esta planta por norma é utilizada para afecções gastrointestinais que é a sua principal indicação, embora se possa eventualmente usar para outras situações como as inflamações do aparelho urinários, gota e hipertensão.

No entanto, devemos ter em atenção que os taninos podem irritar a mucosa gástrica, pelo que, nesses casos, deve ser usada em associação com plantas mucilaginosas como a alteia.

 

FORMA DE ADMINISTRAÇÃO

 

– Infusão: 1 colher de sobremesa por chávena, 3 chávenas por dia, depois das refeições.

 

 

 

 

– A. Proença da Cunha, Alda Pereira da Silva, Odete Rodrigues Roque. PLANTAS E PRODUTOS VEGETAIS EM FITOTERAPIA. Serviço de educação e bolsas. Fundação calouste Gulbenkian | Lisboa

Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue no Facebook
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.