O estrogénio em excesso no nosso corpo é um dos desequilíbrios hormonais mais comuns nas mulheres e, muitas vezes, é responsável pelo surgimento de sintomas como a tensão pré-menstrual ou até miomas.
Quando dizemos que existe uma dominância de estrogénio estamos a dizer que o racio entre o estrogénio e a progesterona encontra-se desequilibrado e esse desequilibro pode-se dar devido a vários factores, uns mais fáceis de identificar do que outros.
Pode, por exemplo, dever-se ao facto de teres uma ingestão elevada de alimentos ricos em pesticidas, fertilizantes, hormonas de crescimento e antibióticos, químicos este que contribuem para o desequilíbrio endócrino. Mas existem diversos outros fatores, como por exemplo:
- Exposição excessiva a disruptores endócrinos (ftalatos, BPA, SLS entre outros), que são químicos encontrados em diversos produtos como os detergentes e os cremes. (fica a saber mais aqui)
- Stress crónico que pode afetar a tiróide.
- Uso de estrogénios sintéticos, como a pílula contraceptiva e a terapia de reposição hormonal.
- Dificuldade na eliminação do estrogénio pelo fígado, como por exemplo nos casos de insuficiência hepática.
- Estilo de vida pouco saudável como a alimentação ou o consumo de substâncias aditivas
O que podes fazer?
Alinha-te com um estilo de vida saudável para equilibrares as tuas hormonas e prevenires o surgimento de quadros clínicos associados a este desequilíbrio.
Começa pelos exames clínicos. É muito importante confirmares se de facto o teu sistema endócrino precisa da tua atenção, pelo que seres avaliada pelo teu médico é fundamental.
Há também outras ferramentas que podes aplicar por ti mesma, como um simples aumento no consumo de alimentos biológicos como estares mais atenta tanto à tua saúde gastrointestinal como ao fígado.
A saúde hormonal é muito importante para o bem estar geral de nós mulheres. Agora que já sabes mais um pouco, como pretendes começar a cuidar de ti?
# J Gen Intern Med. 2007 Jul; 22(7): 1030–1034. Published online 2007 Mar 7. doi: 10.1007/s11606-007-0141-4 Bioidentical Hormones for Menopausal Hormone Therapy: Variation on a Theme. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2219716