Será excesso de estrogénio?

O estrogénio em excesso no nosso corpo é um dos desequilíbrios hormonais mais comuns nas mulheres e, muitas vezes, é responsável pelo surgimento de sintomas como a tensão pré-menstrual ou até miomas.

 

Quando dizemos que existe uma dominância de estrogénio estamos a dizer que o racio entre o estrogénio e a progesterona encontra-se desequilibrado e esse desequilibro pode-se dar devido a vários factores, uns mais fáceis de identificar do que outros.

Pode, por exemplo, dever-se ao facto de teres uma ingestão elevada de alimentos ricos em pesticidas, fertilizantes, hormonas de crescimento e antibióticos, químicos este que contribuem para o desequilíbrio endócrino. Mas existem diversos outros fatores, como por exemplo:

  1. Exposição excessiva a disruptores endócrinos (ftalatos, BPA, SLS entre outros), que são químicos encontrados em diversos produtos como os detergentes e os cremes. (fica a saber mais aqui)
  2. Stress crónico que pode afetar a tiróide.
  3. Uso de estrogénios sintéticos, como a pílula contraceptiva e a terapia de reposição hormonal.
  4. Dificuldade na eliminação do estrogénio pelo fígado, como por exemplo nos casos de insuficiência hepática.
  5. Estilo de vida pouco saudável como a alimentação ou o consumo de substâncias aditivas

 

O que podes fazer?

Alinha-te com um estilo de vida saudável para equilibrares as tuas hormonas e prevenires o surgimento de quadros clínicos associados a este desequilíbrio.

Começa pelos exames clínicos. É muito importante confirmares se de facto o teu sistema endócrino precisa da tua atenção, pelo que seres avaliada pelo teu médico é fundamental.

Há também outras ferramentas que podes aplicar por ti mesma, como um simples aumento no consumo de alimentos biológicos como estares mais atenta tanto à tua saúde gastrointestinal como ao fígado.

A saúde hormonal é muito importante para o bem estar geral de nós mulheres. Agora que já sabes mais um pouco, como pretendes começar a cuidar de ti?

 

 

 

 

# J Gen Intern Med. 2007 Jul; 22(7): 1030–1034. Published online 2007 Mar 7. doi: 10.1007/s11606-007-0141-4 Bioidentical Hormones for Menopausal Hormone Therapy: Variation on a Theme. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2219716

Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue no Facebook
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.