A fibra é o elixir da saúde. Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), estas são “compostos que têm muitos efeitos benéficos no nosso organismo, sendo essenciais para o normal funcionamento do sistema digestivo”.
As diretrizes dizem-nos que devemos consumir no mínimo 20 a 35 gramas de fibra por dia, mas a maioria de nós consome apenas cerca de 15 gramas, o que é insuficiente e pode levar a sérias consequências para a saúde.
A fibra alimenta as bactérias benéficas que mantêm a camada mucosa que reveste o intestino delgado saudável, quando essa barreira é comprometida, pode originar quadros clínicos como a inflamação crónica.
Melhorar a ingestão de fibras pode ajudar a melhorar a digestão e diminuir o risco de doenças
Existem vários tipos de fibra e podemos classificá-las conforme a acção que exercem sobre o nosso intestino. Assim, temos a fibra…
ALIMENTAR: pode ser obtida através da dieta.
FUNCIONAL: é extraída dos alimentos ou sintetizada em laboratório.
SOLÚVEL: Atrai e dissolve-se na água, transformando-se numa substância semelhante a um gel que ajuda a regular a digestão.
INSOLÚVEL: “Insolúvel” refere-se ao facto de não se dissolver na água, mas permanecer intacto por todo o sistema digestivo.
FERMENTÁVEL: fibra solúvel que é fermentada / digerida por bactérias intestinais no intestino grosso.
NÃO FERMENTÁVEL: é insolúvel que provém das paredes celulares das plantas e não é fermentada por bactérias no intestino grosso.
É importante que varies o tipo de fibra que consomes diariamente mas acima de tudo é importante que consumas no minímo 30g por dia para manteres a tua saúde hormonal estável.