:: Fibra :: Nutriente chave para o corpo

A fibra é o elixir da saúde. Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), estas são “compostos que têm muitos efeitos benéficos no nosso organismo, sendo essenciais para o normal funcionamento do sistema digestivo”.

 

As diretrizes dizem-nos que devemos consumir no mínimo 20 a 35 gramas de fibra por dia, mas a maioria de nós consome apenas cerca de 15 gramas, o que é insuficiente e pode levar a sérias consequências para a saúde.

A fibra alimenta as bactérias benéficas que mantêm a camada mucosa que reveste o intestino delgado saudável, quando essa barreira é comprometida, pode originar quadros clínicos como a inflamação crónica.

Melhorar a ingestão de fibras pode ajudar a melhorar a digestão e diminuir o risco de doenças

 

Existem vários tipos de fibra e podemos classificá-las conforme a acção que exercem sobre o nosso intestino. Assim, temos a fibra…

 

ALIMENTAR: pode ser obtida através da dieta.

FUNCIONAL: é extraída dos alimentos ou sintetizada em laboratório.

SOLÚVEL: Atrai e dissolve-se na água, transformando-se numa substância semelhante a um gel que ajuda a regular a digestão.

INSOLÚVEL: “Insolúvel” refere-se ao facto de não se dissolver na água, mas permanecer intacto por todo o sistema digestivo.

FERMENTÁVEL: fibra solúvel que é fermentada / digerida por bactérias intestinais no intestino grosso.

NÃO FERMENTÁVEL: é insolúvel que provém das paredes celulares das plantas e não é fermentada por bactérias no intestino grosso.

 

É importante que varies o tipo de fibra que consomes diariamente mas acima de tudo é importante que consumas no minímo 30g por dia para manteres a tua saúde hormonal estável.

Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue no Facebook
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.