Folha de amora. Uma planta para a saúde da mulher.

Folha de amora. Uma planta para a saúde da mulher.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Provavelmente estás familiarizada com o sabor e valor nutricional das amoras, mas e as folhas? Sabias que também podem oferecer valor terapêutico?

As folhas de amora vêm da amoreira, uma árvore ornamental de folha caduca e fonte de vários benefícios para a saúde.

Estas folhas são um subproduto do cultivo das bagas e podem ser transformadas em infusões ou incluídas em cataplasmas.

A folha de amora foi aprovada pela Comissão E, em fevereiro de 1990, sendo o seu uso recomendado como tratamento para diarreia aguda não específica, bem como para a inflamação leve da boca e da garganta.

Folha de amora. Uma planta para a saúde da mulher.

Como naturopata, preocupo-me constantemente em procurar soluções simples, mas eficazes para ajudar a recuperar a saúde das mulheres que acompanho e a folha de amora, faz parte, há já largos anos, do meu leque de recursos que uso na minha prática clínica.

É sobre estas lindas e maravilhosas folhas que te quero falar neste artigo.

De acordo com um estudo de 2014 publicado na Pharmacognosy Review, a amoreira é uma boa fonte de taninos, ferro, vitamina C e outros antioxidantes, sendo que as folhas e raízes da amoreira que servem como tratamento para a diarreia, para o equilíbrio do ciclo menstrual, alívio dos sintomas pré-menstruais e para combater a anemia, o que a torna numa excelente planta para a saúde da mulher.

Além disso, a decocção das folhas pode ser usada para tratar aftas e limpar a boca.

folha de amoreira
Folha da Amoreira

Um estudo de 2016 mostra que os principais compostos bioativos das bagas também são encontrados nas folhas, ou seja, as folhas da amoreira estão entre as fontes mais ricas de ácido clorogénico (associado à melhoria do metabolismo lipídico) e embora sejam necessários mais estudos, estas folhas aparentam ter uma acção anti-inflamatórias significativa.

Uma grande vantagem do consumo de folhas de amora está relacionada com os hidratos de carbono, uma vez que a infusão das folhas de amora impede a absorção de hidratos de carbono devido a um princípio ativo – 1-desoxinojirimicina – que está presente na folha de amora e que atua como um antihiperglicémico, sendo muito utilizada no Japão e na Coreia por doentes portadores de diabetes mellitus.

Como preparar uma infusão de folha de amora?

O chá de folha de amora pode ser preparado colocando-se uma colher de sopa de folhas da amoreira numa chávena de água a ferver. Tapar e deixar repousar 10 minutos.

Ao arrefecer, coar e beber até 3 chávenas por dia;

Como fazer um cataplasma de folha de amora?

As folhas de amora também podem ser usadas em cataplasmas para tratar a inflamação e a dor externa.

Os cataplasmas são massas macias e humedecidas de material vegetal (neste caso, folhas de amora) aplicadas na pele e mantidos no lugar com um pano para ajudarem a reduzir os efeitos da inflamação e da dor.

Para o fazeres basta colocares seis folhas frescas de amora numa panela com duas colheres de sopa de água. Deixa a mistura aquecer em lume brando até a água evaporar.

Esmaga as folhas na panela e coloca um pouco numa gaze.

Essa gaze, será posteriormente colocada sobre a ferida. Assim que o cataplasma arrefecer, repete-se o procedimento, trocando a gaze as vezes que forem necessárias.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

A amora deve ser consumida de forma controlada, uma vez que grandes quantidades podem causar diarreia. Além disso, a infusão de folhas, casca ou raiz de amora não deve ser consumido por crianças e deve ser evitado durante a gravidez ou amamentação.

Surgiu-te alguma dúvida ou questão? se sim, diz-me, pois terei todo o gosto em esclarecer.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.