6 plantas que te vão melhorar o humor no Inverno!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Chega o frio, a chuva, o vento, as noites longas e a pouca vontade de mexer uma palha…Costumas sentir isso no inverno?! e claro…com tanto que há para fazer e com a tão pouca vontade disponivel é comum o humor não se encontrar em grande forma certo?

 

Pois bem…aqui tens a solução!!

 

Apresento-te seis plantas medicinais que te poderão ser úteis para enfrentares aqueles dias mais aborrecidos com um humor leve e sorridente. Preparada? então vamos lá…

 

– Ginseng –

O gengibre é uma raíz que possui uma excelente concentração de ginsenósidos, vitaminas – principalmente do grupo B – e minerais como o potássio, o cálcio, o fósforo, o ferro e o magnésio, que nos ajudam a combater a astenia e os estados de desânimo.

Com o frio, nada como uma boa decocção de gengibre!!

 

– Hipericão –

O hipericão é uma das plantas mais usadas em naturopatia para os estados de desânimo.

Esta planta é bastante útil na melhoria dos sintomas depressivos, nomeadamente na depressão leve a moderada, devido aos seus constituintes fitoquímicos – hipericina e a hiperforina – aos quais se atribui a sua acção anti-depressiva.

No entanto, é uma planta que interage com outros medicamentos, por exemplo, a pílula anticoncepcional, o que se recomenda a sua toma sob a observação de um profissional de saúde.

 

– Lúcia-lima – 

Aii a lucia-lima…o que eu gosto do sabor desta planta!! E que bem que ela faz…A lúcia-lima é frequentemente indicada para estados de depressão e desânimo, devido à sua acção sedativa suave. Ao mesmo tempo alivia também o mal-estar abdominal causado pela tensão nervosa.

 

– Tomilho – 

Planta aromática muito usada no Algarve na confecção de alimentos!! Além de dar um sabor divinal ao prato, o tomilho é igualmente rico em lisina, o que lhe confere um efeito sedativo, facilitando o sono, logo um plus para adicionar à sopa do jantar!!

 

– Alecrim – 

Alecrim…alecrim ao molhos…por causa de ti “riem” os meus olhos!!! Sim, eu sei que a música não é assim…mas bem poderia ser, uma vez que esta maravilhosa planta divinal e especial para a naturopatia é rica em ácido rosmarínico, que a torna um tónico estimulante de primeira linha para casos de fadiga e alivio dos sintomas depressivos…Agora quem é que é capaz de dizer que o alecrim faz chorar olhos?!

 

– Eleuterococo (ginseng siberiano) – 

Quem nunca ouviu falar nesta raíz que combate a fadiga? é muito conhecida certo? e não é para menos, pois o eleuterococo tem um efeito revigorante sobre o corpo e a mente, pelo que está indicado nos casos em que o desânimo é acompanhado de fadiga e falta de motivação. Não é um máximo??

 

Agora que estás a par do que podes fazer para elevar o teu humor este inverno, já não há desculpas e bora espalhar sorrisos!!

 

Um beijinho

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.