Chega o frio, a chuva, o vento, as noites longas e a pouca vontade de mexer uma palha…Costumas sentir isso no inverno?! e claro…com tanto que há para fazer e com a tão pouca vontade disponivel é comum o humor não se encontrar em grande forma certo?
Pois bem…aqui tens a solução!!
Apresento-te seis plantas medicinais que te poderão ser úteis para enfrentares aqueles dias mais aborrecidos com um humor leve e sorridente. Preparada? então vamos lá…
– Ginseng –
O gengibre é uma raíz que possui uma excelente concentração de ginsenósidos, vitaminas – principalmente do grupo B – e minerais como o potássio, o cálcio, o fósforo, o ferro e o magnésio, que nos ajudam a combater a astenia e os estados de desânimo.
Com o frio, nada como uma boa decocção de gengibre!!
– Hipericão –
O hipericão é uma das plantas mais usadas em naturopatia para os estados de desânimo.
Esta planta é bastante útil na melhoria dos sintomas depressivos, nomeadamente na depressão leve a moderada, devido aos seus constituintes fitoquímicos – hipericina e a hiperforina – aos quais se atribui a sua acção anti-depressiva.
No entanto, é uma planta que interage com outros medicamentos, por exemplo, a pílula anticoncepcional, o que se recomenda a sua toma sob a observação de um profissional de saúde.
– Lúcia-lima –
Aii a lucia-lima…o que eu gosto do sabor desta planta!! E que bem que ela faz…A lúcia-lima é frequentemente indicada para estados de depressão e desânimo, devido à sua acção sedativa suave. Ao mesmo tempo alivia também o mal-estar abdominal causado pela tensão nervosa.
– Tomilho –
Planta aromática muito usada no Algarve na confecção de alimentos!! Além de dar um sabor divinal ao prato, o tomilho é igualmente rico em lisina, o que lhe confere um efeito sedativo, facilitando o sono, logo um plus para adicionar à sopa do jantar!!
– Alecrim –
Alecrim…alecrim ao molhos…por causa de ti “riem” os meus olhos!!! Sim, eu sei que a música não é assim…mas bem poderia ser, uma vez que esta maravilhosa planta divinal e especial para a naturopatia é rica em ácido rosmarínico, que a torna um tónico estimulante de primeira linha para casos de fadiga e alivio dos sintomas depressivos…Agora quem é que é capaz de dizer que o alecrim faz chorar olhos?!
– Eleuterococo (ginseng siberiano) –
Quem nunca ouviu falar nesta raíz que combate a fadiga? é muito conhecida certo? e não é para menos, pois o eleuterococo tem um efeito revigorante sobre o corpo e a mente, pelo que está indicado nos casos em que o desânimo é acompanhado de fadiga e falta de motivação. Não é um máximo??
Agora que estás a par do que podes fazer para elevar o teu humor este inverno, já não há desculpas e bora espalhar sorrisos!!
Um beijinho