Lanches Saudáveis que as crianças vão adorar.

As crianças por estarem a crescer têm necessidade de comer alimentos nutricionalmente densos e os tipos lanches não fornecem esses nutrientes que elas tanto necessitam.

Por isso, em vez de oferecermos alimentos altamente processados às nossas crianças, vamos encher-lhes a barriguinha com alimentos completos que fornecem energia e os nutrem adequadamente. Eis algumas sugestões…

 

Pipocas

As pipocas podem ser nutritivas desde que não as afogues em coberturas “desonestas” – açúcar, sal, caramelo – mas se forem simples ou salpicadas com canela, por exemplo, tornam-se num lanche saudável para as crianças.

No entanto, atenção ao oferecer pipocas a crianças mais novas, pois pode ser um risco de asfixia.

 

Frutos secos

Os frutos secos são ricos em gorduras saudáveis, fibras e antioxidantes. Este tipo de gordura é importante para apoiar o crescimento das crianças.

É tradição evitar o consumo de frutos secos em crianças mais novas devido ao risco de reação alérgica, mas evidências mais recentes sugerem que a introdução de frutos secos em idades precoces diminui o risco destas acontecerem.

No entanto, os frutos secos podem representar um risco de asfixia, por isso certifica-te que o teu filho é capaz de lidar com a textura ou como alternativa rala os frutos secos e oferece-lhe em cima do pão, da fruta, nas papas…a imaginação é o limite!

 

Batidos de Fruta

Um batido de frutas (com água) é uma boa maneira de lhes oferecer grandes quantidades de nutrientes num pequeno lanche.

Podes adicionar verduras ao batido, mas usa sempre ingredientes integrais, frescos e evita o sumo de frutas, que é rico em açúcar.

 

Caixinhas de Passas

As passas contêm uma quantidade decente de ferro. Um mineral que muitas crianças não recebem adequadamente mas que é extremamente necessário para transportar o oxigénio para todo o corpo.

Além disso, as passas contêm compostos vegetais, incluindo o ácido oleanólico, que pode proteger as crianças das cáries, impedindo que as bactérias adiram aos dentes.

As caixinhas de passas são muito práticas e facilmente transportáveis, logo constituem um bom complemento ao lanche.

 

Batatas-doces

As batatas doces são uma das mais ricas fontes de vitamina A, um nutriente que contribui para a saúde dos olhos e da pele.

 

Fruta

A fruta é um lanche conveniente e saudável para todas as crianças (e adultos!!).

As frutas contém fibras e nutrientes importantes, como vitaminas A, C e potássio. As bananas, maçãs, pêras, uvas, pêssegos e ameixas são exemplos de frutas que podem ser colocadas nos lanches dos pequenotes.

 

Tortilha de pasta de amêndoa e banana

Uma tortilha feita com pasta de amêndoa e banana é um lanche saudável e saboroso.

A pasta de amêndoa é uma boa fonte de gordura saudável e de alguma proteína e as bananas são uma boa fonte de potássio, vitamina B6, além de conterem uma boa quantidade de fibras.

 

🍌 Como fazer:

1 tortilha de trigo sarraceno
2 colheres de sopa de pasta de amêndoa
1 banana
canela

Espalha a pasta de amêndoa na tortilha, coloca a banana fatiada e polvilha com canela. Dobra ao meio, corta e mete na lancheira. Vais ver que vão adorar!!!

 

Azeitonas

São ricas em gorduras saudáveis e antioxidantes que os protegem dos chamados radicais livres.

Certifica-te que não têm caroço antes de servir.

 

Maçãs e Pasta de Avelã

Fatias de maçã e pasta de avelã são uma combinação deliciosa. A pele da maçã contém pectina, uma fibra solúvel que alimenta as bactérias intestinais e melhora a saúde digestiva.

 

 

 

 


Referências
– J Pediatr. 1994 Nov. Fat and cholesterol in the diet of infants and young children: implications for growth, development, and long-term health. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7965456
– Nutrients. 2010 Jul. Health Benefits of Nut Consumption. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3257681
– Can Fam Physician. 2014 Apr; Early exposure to food and food allergy in children. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4046529
– N Engl J Med 2016, Effect of Avoidance on Peanut Allergy after Early Peanut Consumption.
www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1514209#t=abstract
– Pediatrics September 2015, VOLUME 136 / ISSUE 3, http://pediatrics.aappublications.org/content/136/3/600..info
– Br J Nutr. 2016 Jan 14; Oatmeal porridge: impact on microflora-associated characteristics in healthy subjects. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26511097
– http://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/2050/2
– Asia Pac J Clin Nutr. 1996
– Dietary iron intake and iron status of young children. (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24394581)
– J Food Sci. 2013 – Raisins and oral health. (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23789933)
– Contemp Clin Dent. 2013 – Does raisins protect against cavities? www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3757870
– Adv Nutr. 2011 – A Comprehensive Review of Apples and Apple Components and Their Relationship to Human Health (www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3183591)
– Digestion. 2003 – Effects of the soluble fibre pectin on intestinal cell proliferation, fecal short chain fatty acid production and microbial population. (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12743440)

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.