Deixei de comer carne aos 15 anos por motivos de saúde, mas sempre adorei bacalhau…de todas as formas e feitios, logo pratos como o bacalhau à Zé do pipo estavam entre os meus favoritos.
Na cozinha vegetariana muitos pratos podem ser adaptados da cozinha tradicional portuguesa para uma cozinha “menos” tradicional portuguesa e este prato não é excepção.
Há várias formas e vários são os ingredientes que se podem usar para fazer estas receitas. Desta vez usei os legumes que tinha no congelador, que eram os espinafres e as ervilhas. Além disso, optei por fazer o puré de batata com uma mistura de batatas, que foram as batatas doces e as batatas brancas (ficou diferente mas saboroso na mesma).
Atreve-te a inventar ou recriar receitas e vais ver que terás resultados surpreendentes!!!
“Legumes à Zé do pipo”
Ingredientes:
- 1 cebola
- 6 medalhões de espinafres
- ervilhas “a olho”
- 3 batatas doces e 3 batatas brancas cozidas
- Bebida vegetal de soja
- Natas
- sal / pimenta
- Mostarda dijon
- 1 limão
- Azeite
Preparação:
- Fiz um refogado de cebola e depois adicionei os espinafres e as ervilhas. Deixei cozer e coloquei no fundo da travessa.
- Triturei as batatas cozidas com um pouco de bebida vegetal, sal e pimenta e coloquei por cima dos legumes na travessa.
- Para a maionese usei 1 pacote de natas + sumo de 1 limão + 1 colher de café de mostarda + sal. Fui batendo e adicionando azeite a gosto.
- Despejei na travessa em cima do puré de batata e levei ao forno até ficar dourado