Menstruação difícil? Esta especiaria pode ajudar-te.

 

O gengibre é muito famoso pelo seu papel na prevenção e no alívio de náuseas e vómitos. Mas também pode ser muito útil no alívio de vários tipos de dor.

 

No que respeita à saúde menstrual, esta raiz pode ser tão eficaz como o ibuprofeno para aliviar as cólicas menstruais.

Nós sabemos que os períodos dolorosos são extremamente comuns e podem, às vezes, causar sofrimento severo que nos leva a desejar única e exclusivamente ficar recolhidas sem que ninguém nos incomode certo?

Ora, o gengibre pode ser a tua solução para esses dias. Quatro ensaios clínicos aleatórios realizados para avaliar o efeito do gengibre na dor menstrual mostraram benefício significativo quando o gengibre foi tomado durante os primeiros dias da menstruação.

 

As doses efectivas variavam de cerca de um terço de uma colher de chá por dia a uma colher cheia, mas, todas as doses pareceram funcionar.

 

Como benefício colateral, o gengibre também parece reduzir drasticamente o fluxo menstrual intenso, que é um dos problemas ginecológicos mais comuns em mulheres jovens.

O sangramento menstrual intenso é definido como mais de um terço de um copo (80 mililitros), mas todas as participantes apresentavam sangramento menstrual mais intenso do que o definido, sendo que com apenas a toma de gengibre em pó três vezes ao dia, começando no dia anterior ao seu período, as participantes viram o seu fluxo menstrual reduzido para metade, o que por si proporciona um tratamento mais eficaz, barato, fácil de usar e mais seguro para a dor e o fluxo menstrual intenso do que outro qualquer.

 

 

 

 

Referências:

  • Comparison of effects of ginger, mefenamic acid, and ibuprofen on pain in women with primary dysmenorrhea. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19216660
  • Don’t dismiss dysmenorrhea. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21514053
  • Efficacy of Ginger for Alleviating the Symptoms of Primary Dysmenorrhea: A Systematic Review and Meta-analysis of Randomized Clinical Trials. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26177393
  • Effect of ginger (Zingiber officinale) on heavy menstrual bleeding: a placebo-controlled, randomized clinical trial. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25298352

 

Texto adaptado de “A highly effective, cheap, easy-to-use, safer treatment for heavy periods”; escrito por Michael Greger M.D. FACLM; July 9th, 2019

Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue no Facebook
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.