Menstruação difícil? Esta especiaria pode ajudar-te.

 

O gengibre é muito famoso pelo seu papel na prevenção e no alívio de náuseas e vómitos. Mas também pode ser muito útil no alívio de vários tipos de dor.

 

No que respeita à saúde menstrual, esta raiz pode ser tão eficaz como o ibuprofeno para aliviar as cólicas menstruais.

Nós sabemos que os períodos dolorosos são extremamente comuns e podem, às vezes, causar sofrimento severo que nos leva a desejar única e exclusivamente ficar recolhidas sem que ninguém nos incomode certo?

Ora, o gengibre pode ser a tua solução para esses dias. Quatro ensaios clínicos randomizados realizados para avaliar o efeito do gengibre na dor menstrual mostraram benefício significativo quando o gengibre foi tomado durante os primeiros dias da menstruação.

 

As doses efectivas variavam de cerca de um terço de uma colher de chá por dia a uma colher cheia, mas, todas as doses pareceram funcionar.

 

Como benefício colateral, o gengibre também parece reduzir drasticamente o fluxo menstrual intenso, que é um dos problemas ginecológicos mais comuns em mulheres jovens.

O sangramento menstrual intenso é definido como mais de um terço de um copo (80 mililitros), mas todas as participantes apresentavam sangramento menstrual mais intenso do que o definido, sendo que com apenas a toma de gengibre em pó três vezes ao dia, começando no dia anterior ao seu período, as participantes viram o seu fluxo menstrual reduzido para metade, o que por si proporciona um tratamento mais eficaz, barato, fácil de usar e mais seguro para a dor e o fluxo menstrual intenso do que outro qualquer.

 

 

 

 

Referências:

  • Comparison of effects of ginger, mefenamic acid, and ibuprofen on pain in women with primary dysmenorrhea. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19216660
  • Don’t dismiss dysmenorrhea. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21514053
  • Efficacy of Ginger for Alleviating the Symptoms of Primary Dysmenorrhea: A Systematic Review and Meta-analysis of Randomized Clinical Trials. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26177393
  • Effect of ginger (Zingiber officinale) on heavy menstrual bleeding: a placebo-controlled, randomized clinical trial. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25298352

 

Texto adaptado de “A highly effective, cheap, easy-to-use, safer treatment for heavy periods”; escrito por Michael Greger M.D. FACLM; July 9th, 2019

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.