O que ME compete como Naturopata

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

 

Ainda existem algumas dúvidas sobre o papel do Naturopata no sistema de Saúde, pelo que considero importante esclarecer o que me compete e o que não me compete como naturopata. Acompanhas-me?

 

🌿

 

Trabalhar como Naturopata implica um caminho onde apostamos a nossa formação em conhecimentos estratégicos de prevenção e recuperação da saúde através de métodos naturais, focalizados para a pessoa que estamos a prestar apoio.

Para mim, é mais do que uma área da saúde, é um estilo de vida, sendo que o meu papel como naturopata é garantir que a informação e estratégias naturais que passo respeitam o estilo de vida de quem me procura, ou seja, tenho que garantir que as alterações alimentares à luz da naturopatia são adequadas à individualidade de cada mulher, que cada suplemento, planta medicinal ou alterações aos hábitos diários fazem sentido na vida de cada um, bem como garantir que respeitam a segurança da sua saúde, tanto na utilização individual como quando usada em complemento com a medicina convencional.

 

Assim, de forma a esclarecer o que ME compete, é mais simples apresentar-te aquilo que NÃO me compete como naturopata. Pronta?

 

📌 Não me compete Brincar aos Médicos.

Considero os médicos como colegas, mas não meus iguais, pois reconheço que os médicos têm uma formação que excede a minha em muitas áreas, da mesma forma que eu, como naturopata, tenho formação em terapias naturais que excede a deles.

Logo, os naturopatas não brincam aos médicos, pois cada profissional de saúde tem o seu papel diferenciado no apoio ao paciente.

 

📌 Não me compete substituir o medicamento pela planta.

Não me compete, como naturopata, substituir a terapêutica prescrita por um médico ou qualquer outro profissional de saúde.

A naturopatia é baseada na ideia de que o corpo é capaz de recuperar a saúde, quando lhe oferecemos as condições adequadas.

Para facilitar esse processo, utilizamos uma variedade de terapias complementares, desde mudanças de estilo de vida a plantas medicinais, entre outras, mas sempre em articulação com outros profissionais.

 

📌 Não me compete ter uma postura de contradição em relação à medicina convencional

Embora, como é óbvio, tenha preferência pelo uso de terapias naturais para prevenir e tratar doenças, a minha formação ensinou-me a colocar em prática a tal famosa expressão: “Cada macaco no seu galho”.

Ou seja, temos ou devemos ter a consciência e responsabilidade de saber quando um paciente deve ser referenciado para os especialistas convencionais por completo ou ser acompanhado sob um ponto de vista de multidisciplinaridade a bem da saúde de quem nos procura.

 

Tens questões? partilha comigo 😀

 

Um beijinho ❤️

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.