Naturopatia na prevenção e tratamento da doença!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

 

A Naturopatia oferece-te imensos benefícios para que recuperes a tua saúde de forma plena

 

O impacto dos medicamentos na saúde para o bem e para o mal, depende da molécula bem como da dose e frequência de ingestão, no entanto, independentemente do medicamento, o fígado é quase sempre lesado com esta utilização.

 

Obviamente que os medicamentos são de extrema importância para tratar quadros clínicos agudos graves e para salvarem vidas.

Mas também é verdade que algo de errado se passa para justificar a proliferação de doenças gravíssimas que têm ocorrido nos últimos 50 anos, como é o caso do cancro e de outras doenças degenerativas.

Numa doença grave, crónica e/ou degenerativa, não se pode isolar uma única causa mas sim várias e uma destas causas é inequivocamente o excesso de utilização de medicamentos químicos de síntese.

Por este motivo, diria que seria uma atitude inteligente, apostar na prevenção.

 

A prevenção das doenças tem o nobre propósito de evitar que o corpo adoeça.

 

Se a prevenção é importantíssima na vida de todos nós, o que representará para um bebé ou uma criança, tendo em conta que o sistema imunitário leva 5 a 8 anos a amadurecer?

É importante referir que o conceito de prevenção é pouco trabalhado pela sociedade. Por esse motivo o trabalho concomitante com a medicina convencional, por parte dos naturopatas e de outros terapeutas não convencionais é importante para se alcançar o propósito que é a prevenção.

Apesar do grande objetivo da Naturopatia ser evitar o surgimento das doenças, as fórmulas fitoterápicas têm também mecanismos farmacológicos anti-virais, antibacterianos, mucolíticos, entre outros, com menos efeitos colaterais.

Como naturopata, considero que numa situação de doença (de baixo risco obviamente) primeiro deve-se optar por uma terapêutica cujo risco de efeitos colaterais seja mais baixo ou inexistente e somente se não tiver alcançado os efeitos desejados, então administrar o medicamento sintético.

 

Os óbvios benefícios desta abordagem serão a menor toxidade para o organismo.

 

No caso particular dos antibióticos travar o grave fenómeno da resistência bacteriana, mas atenção que numa infecção bacteriana nada substitui o antibiótico, eles salvam vidas.

Lá está apenas em situações que envolvam infecções bacterianas e não virais como, infelizmente ainda se vê acontecer em massa mesmo com os alertas para que tal não aconteça.

 

Um beijinho ❤️

 

 

 

 

 

– J Pain Palliat Care Pharmacother. 2015;29(4):388-400. doi: 10.3109/15360288.2015.1101641. Economic Burden of Prescription Opioid Misuse and Abuse: A Systematic Review. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26654413

– Clin Interv Aging. 2016 Jun 23;11:857-66. doi: 10.2147/CIA.S80280. eCollection 2016. Methods to reduce prescribing errors in elderly patients with multimorbidity. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27382268)

– Mayo Clin Proc. 2016 May;91(5):640-8. doi: 10.1016/j.mayocp.2016.02.002. Epub 2016 Mar 11. Opioid Use in Fibromyalgia: A Cautionary Tale. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26975749)

– MJ 2016;354:i4304. Prescription drug misuse in Europe is higher than previously thought. (https://www.bmj.com/content/354/bmj.i4304)

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.