Náusea pré-natal. O que fazer?

 

A náusea durante a gravidez é um dos sintomas mais comuns das futuras mamãs. Até 70% das mulheres grávidas sofrem de náuseas em algum momento durante o inicio da gravidez.

 

A náusea normalmente começa entre a 4ª e a 8ª semana de gestação e diminui entre 13ª e a 14ª semana. No entanto é variável de grávida para grávida.

Embora a náusea seja um sintoma desconfortável, a boa notícia é que não é prejudicial nem para ti, nem para o teu bebé e muitas vezes é entendido como sinónimo de uma gravidez saudável.

 

A causa dos enjoos durante a gravidez não é completamente compreendida.

 

No entanto, parece estar relacionada à produção da hormona da gonadotrofina coriónica humana (HCG), a hormona da gravidez. Mas outras hormonas também podem desempenhar um papel nos sintomas, incluindo o estrogénio e a tiroxina. Provavelmente, é por isso que os sintomas de algumas mulheres ultrapassam o seu primeiro trimestre.

Se te sentes cansada, com fome, stressada ou ansiosa, as náuseas podem piorar. E se estiveres grávida de gémeos ainda pior porque terás níveis hormonais mais elevados.

No entanto, se sofres de náuseas e vómitos severos e nada parece ajudar, entra em contacto com o teu médico para poderes descartar outro tipo de situação, pois pode apontar para um problema que precisa ser abordado, como a Hiperemese Gravidarum (condição médica que faz com que percas nutrientes essenciais necessários durante a gravidez) ou a Gravidez Molar (ocorre quando há um crescimento anormal de tecido celular onde seria suposto estar o feto).

 

É difícil prevenir completamente os enjoos porque é um processo natural e normal da gravidez. No entanto, podes levar em conta certas medidas para impedir que a sua intensidade aumente. Eis algumas dicas:

# Descansa mais. Reduzir os níveis de stress ajuda a diminuir a intensidade das náuseas.

# Come refeições pequenas, leves e frequentes para garantir níveis estáveis de açúcar no sangue. As amêndoas cruas e sem sal são uma excelente opção.

# Presta atenção ao teu corpo para que percebas quais os alimentos que pioram os sintomas, normalmente esses alimentos são os fritos, os gordurosos ou muito temperados.

# Mantém-te bem hidratada, podes ainda, eventualmente incluir umas gotinhas de limão na água para ajudar a acalmar o teu estômago.

 

Existem também plantas medicinais muito úteis, mas que a sua toma depende de vários factores, incluindo o teu estado de saúde, pelo que aqui apenas te apresento duas.

 

# Gengibre: O gengibre tem demonstrado ajudar a prevenir as náuseas. Até 2g de gengibre por dia é considerado seguro e apropriado.

Atenção que o gengibre pode ter efeitos secundários no mecanismo de coagulação do sangue. Se tomas medicamentos anticoagulantes, aspirina ou outros medicamentos similares, não deves usar o gengibre em doses elevadas devido ao risco de interação medicamentosa.

# Lúcia-Lima: pode ser útil na manutenção dos sintomas, pelo que podes beber em infusão.

# Vitamina B6: Comer alimentos ricos em vitamina B6 pode aliviar os sintomas. Por isso, intensifica o consumo de cereais integrais como o arroz, as leguminosas como o feijão, as oleaginosas como as nozes e os cajus e as frutas e vegetais, como as bananas, as ameixas, as batatas, a couve-flor, o repolho e os abacates.

 

Em modo de despedida, deixo-te aqui a receita de um batido anti-náuseas que podes beber diariamente. Este batido não só é delicioso como te ajuda a aliviar as náusea.

 

Batido de banana, gengibre e morango (Batido anti-náusea)

• 1 banana madura média a grande;
• 7 morangos grandes;
• 1/2 pedaço de gengibre (2 gramas), descascado e ralado;
• 1 chávena de infusão de lucia lima

1. Usa um liquidificador para misturares tudo até se encontrar com uma textura agradável. Adiciona a infusão para diluíres. Serve imediatamente ou guarda no frigorifico durante no máximo 1 dia.

 

 

Referências
– Beckmann, C., Ling, F. W., Barzanksy, B. M., Herbert, W., Laube, D. W., & Smith, R. P., Obstetrics and Gynecology (6th ed.). Baltimore, MD: Lippincott Williams & Wilkins.
– Clinic, Mayo, Guide To A Healthy Pregnancy. New York, NY: HarperCollins Publishers Inc.
– https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24218997
– https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25912592
– https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24642205

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.