Náusea pré-natal. O que fazer?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

 

A náusea durante a gravidez é um dos sintomas mais comuns das futuras mamãs. Até 70% das mulheres grávidas sofrem de náuseas em algum momento durante o inicio da gravidez.

 

A náusea normalmente começa entre a 4ª e a 8ª semana de gestação e diminui entre 13ª e a 14ª semana. No entanto é variável de grávida para grávida.

Embora a náusea seja um sintoma desconfortável, a boa notícia é que não é prejudicial nem para ti, nem para o teu bebé e muitas vezes é entendido como sinónimo de uma gravidez saudável.

 

A causa dos enjoos durante a gravidez não é completamente compreendida.

 

No entanto, parece estar relacionada à produção da hormona da gonadotrofina coriónica humana (HCG), a hormona da gravidez. Mas outras hormonas também podem desempenhar um papel nos sintomas, incluindo o estrogénio e a tiroxina. Provavelmente, é por isso que os sintomas de algumas mulheres ultrapassam o seu primeiro trimestre.

Se te sentes cansada, com fome, stressada ou ansiosa, as náuseas podem piorar. E se estiveres grávida de gémeos ainda pior porque terás níveis hormonais mais elevados.

No entanto, se sofres de náuseas e vómitos severos e nada parece ajudar, entra em contacto com o teu médico para poderes descartar outro tipo de situação, pois pode apontar para um problema que precisa ser abordado, como a Hiperemese Gravidarum (condição médica que faz com que percas nutrientes essenciais necessários durante a gravidez) ou a Gravidez Molar (ocorre quando há um crescimento anormal de tecido celular onde seria suposto estar o feto).

 

É difícil prevenir completamente os enjoos porque é um processo natural e normal da gravidez. No entanto, podes levar em conta certas medidas para impedir que a sua intensidade aumente. Eis algumas dicas:

# Descansa mais. Reduzir os níveis de stress ajuda a diminuir a intensidade das náuseas.

# Come refeições pequenas, leves e frequentes para garantir níveis estáveis de açúcar no sangue. As amêndoas cruas e sem sal são uma excelente opção.

# Presta atenção ao teu corpo para que percebas quais os alimentos que pioram os sintomas, normalmente esses alimentos são os fritos, os gordurosos ou muito temperados.

# Mantém-te bem hidratada, podes ainda, eventualmente incluir umas gotinhas de limão na água para ajudar a acalmar o teu estômago.

 

Existem também plantas medicinais muito úteis, mas que a sua toma depende de vários factores, incluindo o teu estado de saúde, pelo que aqui apenas te apresento duas.

 

# Gengibre: O gengibre tem demonstrado ajudar a prevenir as náuseas. Até 1g de gengibre por dia é considerado seguro e apropriado.

Atenção que o gengibre pode ter efeitos secundários no mecanismo de coagulação do sangue. Se tomas medicamentos anticoagulantes, aspirina ou outros medicamentos similares, não deves usar o gengibre em doses elevadas devido ao risco de interação medicamentosa.

# Lúcia-Lima: pode ser útil na manutenção dos sintomas, pelo que podes beber em infusão.

# Vitamina B6: Comer alimentos ricos em vitamina B6 pode aliviar os sintomas. Por isso, intensifica o consumo de cereais integrais como o arroz, as leguminosas como o feijão, as oleaginosas como as nozes e os cajus e as frutas e vegetais, como as bananas, as ameixas, as batatas, a couve-flor, o repolho e os abacates.

 

Em modo de despedida, deixo-te aqui a receita de um batido anti-náuseas que podes beber diariamente. Este batido não só é delicioso como te ajuda a aliviar as náusea.

 

Batido de banana, gengibre e morango (Batido anti-náusea)

• 1 banana madura média a grande;
• 7 morangos grandes;
• 1/2 pedaço de gengibre (1 grama), descascado e ralado;
• 1 chávena de infusão de lucia lima

1. Usa um liquidificador para misturares tudo até se encontrar com uma textura agradável. Adiciona a infusão para diluíres. Serve imediatamente ou guarda no frigorifico durante no máximo 1 dia.

 

 

Referências
– Beckmann, C., Ling, F. W., Barzanksy, B. M., Herbert, W., Laube, D. W., & Smith, R. P., Obstetrics and Gynecology (6th ed.). Baltimore, MD: Lippincott Williams & Wilkins.
– Clinic, Mayo, Guide To A Healthy Pregnancy. New York, NY: HarperCollins Publishers Inc.
– https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24218997
– https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25912592
– https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24642205

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1 Comentário
mais antigo
mais recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] gengibre é muito famoso pelo seu papel na prevenção e no alívio de náuseas e vómitos. Mas também pode […]

  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.