Omeprazol e deficiências nutricionais

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

 

O Omeprazol é um medicamento que diminui a acidez no estômago.

É utilizado no tratamento de úlceras gástricas, gastrites, refluxo gastroesofágico e esofagites.

 

O Omeprazol pertence a uma categoria de fármacos denominada inibidores da bomba de protões a que pertencem também o Lanzoprazol, Esomeprazol, Pantoprazol, Rabeprazol, Timoprazol e Picoprazol.

A sua ação terapêutica exerce-se sobre a mucosa gástrica diminuindo consideravelmente a produção de acido clorídrico por esta mucosa.

 

A presença de ácido no estômago é indispensável para o correto processo de digestão dos alimentos, nomeadamente das proteínas.

 

A diminuição da acidez no estômago vai condicionar a capacidade de digestão dos alimentos, diminuir a absorção de alguns nutrientes o que irá conduzir a défices nutricionais como os seguintes:

 

  • A toma prolongada de Omeprazol está associada à deficiência de vitamina B12 que pode ter consequências clínicas mais graves nas pessoas idosas(2).

 

  • A deficiência de vitamina B12 pode favorecer a elevação dos níveis de homocisteína, o que é um fator adverso para a prevenção das doenças cardiovasculares e neurológicas.

 

  • A toma prolongada de inibidores da bomba de protões pode provocar ou agravar a deficiência de magnésio, um dos mais importantes minerais do nosso organismo.

 

  • A acidez gástrica contribui para eliminar os microrganismos, bactérias e fungos, ingeridos com os alimentos, que não estão adaptados a sobreviverem em meio ácido, impedindo a sua progressão para o intestino. Se este tipo de bactérias e fungos invadem e proliferam no intestino delgado podem dar origem a alterações da flora intestinal, permitindo o desenvolvimento de germes oportunistas e podendo estar na origem de colites.

 

Se tomas Omeprazol, ou outro fármaco desta classe, deves prevenir o défice nutricional de vitamina B12 e de magnésio fazendo análises regularmente.

 

 

Referências

1 – Omeprazole and Vitamin B12 Deficiency, Ann Pharmacother May 1999 33: 641-643

2 – Cobalamin: a critical vitamin in the elderly; Preventive Medicine, Volume 39, Issue 6, December 2004, Pages 1256–1266

3 – Proton-Pump Inhibitors and Hypomagnesemic Hypoparathyroidism; N Engl J Med 2006; 355:1834-1836October 26, 2006DOI: 10.1056/NEJMc066308

4 – Review article: proton pump inhibitors and bacterial overgrowth. Aliment Pharmacol Ther. 2006 Jan 1;23(1):3-10.

5 – Risk of Clostridium difficile diarrhea among hospital inpatients prescribed proton pump inhibitors: cohort and case–control studies”, CMAJ July 6, 2004 vol. 171 no. 1 doi: 10.1503/cmaj.1040876

6 – Proton pump inhibitor use is associated with an increased risk for microscopic colitis: a case-control study.” Aliment Pharmacol Ther. 2010 Nov;32(9):1124-8. doi: 10.1111/j.1365-2036.2010.04453.x. Epub 2010 Sep 13.

Fonte Original do Artigo AQUÍ

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.