Plantas Medicinais na Gravidez

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

 

COMO MÃE DE UM LINDO RAPAZ, SEI BEM O QUE SÃO OS DESCONFORTOS QUE NOS PODEM ASSOLAR NA GRAVIDEZ.

 

Como naturopata recorro às plantas medicinais para ajudar as minhas grávidas a passar de forma mais suave pelos tumultos hormonais que ocorrem num período tão belo que é a formação de uma nova vida dentro de nós.

Actualmente, existem poucos relatórios de efeitos adversos em grávidas que utilizam plantas medicinais e os que existem têm sido relacionados a plantas que não são consideradas seguras durante a gravidez.

No entanto, lembra-te de não ir na cantilena de que o que é natural não faz mal, pois ocorrem igualmente reacções químicas no corpo quando ingerimos plantas medicinais. Despertei-te a curiosidade? Então vamos avançar

 

Plantas Medicinais consideradas seguras durante a gravidez:

 

Folhas de framboesa (Rubus idaeus)

AllNikArt / Pixabay

Esta planta é tradicionalmente utilizada para tonificar o útero para ajudar a mulher a se preparar para o nascimento do seu bebé, com a vantagem de reduzir as complicações associadas ao nascimento e auxiliar no trabalho de parto.

Nos estados unidos, 98 enfermeiras afirmaram aconselhar a utilização de plantas medicinais para estimular o parto, entre as quais, as folhas de framboesa (Journal of Nurse-Midwifery, 1999).

 

 

Gengibre (Zingiber officinalis)

gate74 / Pixabay

O Gengibre é uma raiz milagrosa com comprovação científica para o alivio dos enjoos de forma eficaz, ao mesmo tempo que apresenta um perfil de segurança bastante elevado.

Existem diversas formas de utilizares o gengibre durante a gravidez. Podes ingeri-lo na forma de decocções, em cápsulas e em tintura.

Mas atenção que os vómitos persistentes na gravidez podem estar associados a alguma patologia. Caso já dure há muito tempo consulta o profissional que te acompanha.

 

Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Ajale / Pixabay

A gravidez muitas vezes vem acompanhada de ansiedade, nervosismo e insónias, então uma das plantas simples, habituais e fáceis de encontrar que recomendo é a cidreira.

A cidreira tem um aroma muito característico que faz lembrar o limão e um sabor delicioso que nos apazigua o estômago levando-nos a um estado de relaxamento e bem-estar.

Quem não se lembra das nossas mães e avós nos recomendarem um chazinho de cidreira para acalmar os nervos? embora essas recomendações fossem empíricas, são propriedades que têm vindo a ser constatadas pela comunidade cientifica.

Geralmente recomendo 1-2 chávenas ao fim do dia. Para fazeres a infusão de cidreira ferves 250ml de água e depois adicionas 1 colher de sopa da planta. Tapas durante 10 minutos e coas.

 

Equinácea (Echinacea spp)

Efraimstochter / Pixabay

A Equinácea reduz a duração das constipações e também previne a sua recorrência.

A melhor forma de utilizares a Equinácea é sob a forma de tintura, que contem uma pequena quantidade de álcool, mas sem apresentar risco para ti ou para o bebé, de qualquer forma, caso mantenhas o receio podes ainda assim reduzir o teor de álcool ao adicionares a um pouco de água quente fazendo com que evapore.

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

  • Pregnancy outcomes after prenatal exposure to echinacea: the Norwegian Mother and Child Cohort Study European Journal of Clinical Pharmacology, 2016, Volume 72, Number 5, Page 623 K. Heitmann, G. C. Havnen, L. Holst. (https://link.springer.com/article/10.1007/s00228-016-2021-5)
  • Fitoterápicos no tratamento de transtornos de ansiedade. Souza, M. R. et al. Eletronic Journal of Pharmacy, vol. XII, Suplemento, p. 11-12, 2015
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1 Comentário
mais antigo
mais recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] nas grávidas, para prevenir partos prematuros e manter o útero […]

  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.