Plantas Medicinais na Gravidez

 

COMO MÃE DE UM LINDO RAPAZ, SEI BEM O QUE SÃO OS DESCONFORTOS QUE NOS PODEM ASSOLAR NA GRAVIDEZ.

 

Como naturopata recorro às plantas medicinais para ajudar as minhas grávidas a passar de forma mais suave pelos tumultos hormonais que ocorrem num período tão belo que é a formação de uma nova vida dentro de nós.

Actualmente, existem poucos relatórios de efeitos adversos em grávidas que utilizam plantas medicinais e os que existem têm sido relacionados a plantas que não são consideradas seguras durante a gravidez.

No entanto, lembra-te de não ir na cantilena de que o que é natural não faz mal, pois ocorrem igualmente reacções químicas no corpo quando ingerimos plantas medicinais. Despertei-te a curiosidade? Então vamos avançar

 

Plantas Medicinais consideradas seguras durante a gravidez:

 

Folhas de framboesa (Rubus idaeus)

AllNikArt / Pixabay

Esta planta é tradicionalmente utilizada para tonificar o útero para ajudar a mulher a se preparar para o nascimento do seu bebé, com a vantagem de reduzir as complicações associadas ao nascimento e auxiliar no trabalho de parto.

Nos estados unidos, 98 enfermeiras afirmaram aconselhar a utilização de plantas medicinais para estimular o parto, entre as quais, as folhas de framboesa (Journal of Nurse-Midwifery, 1999).

 

 

Gengibre (Zingiber officinalis)

gate74 / Pixabay

O Gengibre é uma raiz milagrosa com comprovação científica para o alivio dos enjoos de forma eficaz, ao mesmo tempo que apresenta um perfil de segurança bastante elevado.

Existem diversas formas de utilizares o gengibre durante a gravidez. Podes ingeri-lo na forma de decocções, em cápsulas e em tintura.

Mas atenção que os vómitos persistentes na gravidez podem estar associados a alguma patologia. Caso já dure há muito tempo consulta o profissional que te acompanha.

 

Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Ajale / Pixabay

A gravidez muitas vezes vem acompanhada de ansiedade, nervosismo e insónias, então uma das plantas simples, habituais e fáceis de encontrar que recomendo é a cidreira.

A cidreira tem um aroma muito característico que faz lembrar o limão e um sabor delicioso que nos apazigua o estômago levando-nos a um estado de relaxamento e bem-estar.

Quem não se lembra das nossas mães e avós nos recomendarem um chazinho de cidreira para acalmar os nervos? embora essas recomendações fossem empíricas, são propriedades que têm vindo a ser constatadas pela comunidade cientifica.

Geralmente recomendo 1-2 chávenas ao fim do dia. Para fazeres a infusão de cidreira ferves 250ml de água e depois adicionas 1 colher de sopa da planta. Tapas durante 10 minutos e coas.

 

Equinácea (Echinacea spp)

Efraimstochter / Pixabay

A Equinácea reduz a duração das constipações e também previne a sua recorrência.

A melhor forma de utilizares a Equinácea é sob a forma de tintura, que contem uma pequena quantidade de álcool, mas sem apresentar risco para ti ou para o bebé, de qualquer forma, caso mantenhas o receio podes ainda assim reduzir o teor de álcool ao adicionares a um pouco de água quente fazendo com que evapore.

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

  • Pregnancy outcomes after prenatal exposure to echinacea: the Norwegian Mother and Child Cohort Study European Journal of Clinical Pharmacology, 2016, Volume 72, Number 5, Page 623 K. Heitmann, G. C. Havnen, L. Holst. (https://link.springer.com/article/10.1007/s00228-016-2021-5)
  • Fitoterápicos no tratamento de transtornos de ansiedade. Souza, M. R. et al. Eletronic Journal of Pharmacy, vol. XII, Suplemento, p. 11-12, 2015

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.