Plantas Medicinais para a saúde da mulher

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

As mulheres têm uma estreita relação com as plantas medicinais desde o início dos tempos, provavelmente por terem sido um dos principais veículos de transmissão de conhecimento de geração em geração.

 

Então é normal que nós, mulheres, encaremos as plantas medicinais como um complemento para a nossa saúde e bem-estar.

 

Embora não haja nenhuma planta que resolva de forma milagrosa todos os problemas de saúde, as pesquisas têm vindo a demonstrar que determinadas substâncias químicas de certas plantas têm a capacidade de afetar a nossa saúde e no âmbito da saúde da mulher a investigação tem sido direcionada para situações como a libido, o cansaço e as alterações de humor.

 

❛Um exemplo de planta medicinal que tem sido foco de investigação é a Withania somnifera ou como quem diz, a Ashwagandha❜

 

Esta planta ancestral faz parte das práticas tradicionais da índia, onde é usada para dar suporte ao sistema reprodutivo da mulher.

Além disso, esta planta tem sido utilizada para combater o stress, sendo considerada uma planta adaptogénica, o que se traduz numa planta com grande potencial para auxiliar nas alterações de humor femininas.

 

🍃 Outro exemplo de plantas que apoiam a saúde da mulher é a Maca.

Quando falamos em suplementos que apoiam o combate à infertilidade a Maca é por norma um dos mencionados e porquê?

Porque a raiz da maca é popularmente conhecida como uma planta que apoia a libido, através das suas propriedades reguladoras a nível do sistema hormonal.

 

Em 2008, um estudo duplo-cego, aleatório constatou que a suplementação com maca apresentava resultados promissores no combate à disfunção sexual em mulheres, ou seja, durante todo o estudo, as mulheres que ingeriram maca apresentaram melhorias na satisfação sexual.

 

Ora, nós vivemos numa sociedade extremamente apressada onde tudo muda com uma velocidade incrível e as exigências são cada vez maiores.

Como tal, o stress é uma constante na vida da mulher, tornando-se incrivelmente pertinente tomar conhecimento de ferramentas que possam auxiliar o nosso corpo a lidar com a tensão diária. No entanto, embora as plantas medicinais tenham o seu papel na melhoria da saúde da mulher, elas não pretendem ser a solução para todos os desafios e sim um apoio para que de forma mais tranquila se possa fazer certos ajustes à rotina que permitam trazer maior tranquilidade, estabilidade e bem-estar à vida da mulher.

 

Um beijinho ❤️

 

 

 

 

Referências

[1] Bhattacharya SK, Bhattacharya A, Sairam K, Ghosal S. Anxiolytic-antidepressant activity of Withania somnifera glycowithanolides: an experimental study. Phytomedicine. 2000 December;7(6):463-9.
[2] Mazaro-Costa R1, Andersen ML, Hachul H, Tufik S. Medicinal plants as alternative treatments for female sexual dysfunction: utopian vision or possible treatment in climacteric women? J Sex Med. 2010 Nov;7(11):3695-714. doi: 10.1111/j.1743-6109.2010.01987.x.
[3] Dording CM1, Fisher L, Papakostas G, Farabaugh A, Sonawalla S, Fava M, Mischoulon D. A double-blind, randomized, pilot dose-finding study of maca root (L. meyenii) for the management of SSRI-induced sexual dysfunction. CNS Neurosci Ther. 2008 Fall;14(3):182-91. doi: 10.1111/j.1755-5949.2008.00052.x.

 

As informações e declarações deste artigo destinam-se única e exclusivamente para fins educacionais e não substituem o aconselhamento médico.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1 Comentário
mais antigo
mais recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] exemplo, a ashwagandha é uma planta adaptogénica que actua como agente regulador no nosso corpo. Esta linda planta pode […]

  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.