Plantas para a saúde natural da mulher

As mulheres têm uma estreita relação com as plantas medicinais desde o início dos tempos, provavelmente por terem sido um dos principais veículos de transmissão de conhecimento de geração em geração.

 

Então é normal que nós, mulheres, encaremos as plantas medicinais como um complemento para a nossa saúde e bem-estar.

 

Embora não haja nenhuma planta que resolva de forma milagrosa todos os problemas de saúde, as pesquisas têm vindo a demonstrar que determinadas substâncias químicas de certas plantas têm a capacidade de afetar a nossa saúde e no âmbito da saúde da mulher a investigação tem sido direcionada para situações como a libido, o cansaço e as alterações de humor.

 

❛Um exemplo de planta medicinal que tem sido foco de investigação é a Withania somnifera ou como quem diz, a Ashwagandha❜

 

Esta planta ancestral faz parte das práticas tradicionais da índia, onde é usada para dar suporte ao sistema reprodutivo da mulher.

Além disso, esta planta tem sido utilizada para combater o stress, sendo considerada uma planta adaptogénica, o que se traduz numa planta com grande potencial para auxiliar nas alterações de humor femininas.

 

🍃 Outro exemplo de plantas que apoiam a saúde da mulher é a Maca.

Quando falamos em suplementos que apoiam o combate à infertilidade a Maca é por norma um dos mencionados e porquê?

Porque a raiz da maca é popularmente conhecida como uma planta que apoia a libido, através das suas propriedades reguladoras a nível do sistema hormonal.

 

Em 2008, um estudo duplo-cego, randomizado constatou que a suplementação com maca apresentava resultados promissores no combate à disfunção sexual em mulheres, ou seja, durante todo o estudo, as mulheres que ingeriram maca apresentaram melhorias na satisfação sexual.

 

Ora, nós vivemos numa sociedade extremamente apressada onde tudo muda com uma velocidade incrível e as exigências são cada vez maiores.

Como tal, o stress é uma constante na vida da mulher, tornando-se incrivelmente pertinente tomar conhecimento de ferramentas que possam auxiliar o nosso corpo a lidar com a tensão diária. No entanto, embora as plantas medicinais tenham o seu papel na melhoria da saúde da mulher, elas não pretendem ser a solução para todos os desafios e sim um apoio para que de forma mais tranquila se possa fazer certos ajustes à rotina que permitam trazer maior tranquilidade, estabilidade e bem-estar à vida da mulher.

 

Um beijinho ❤️

 

 

 

 

Referências

[1] Bhattacharya SK, Bhattacharya A, Sairam K, Ghosal S. Anxiolytic-antidepressant activity of Withania somnifera glycowithanolides: an experimental study. Phytomedicine. 2000 December;7(6):463-9.
[2] Mazaro-Costa R1, Andersen ML, Hachul H, Tufik S. Medicinal plants as alternative treatments for female sexual dysfunction: utopian vision or possible treatment in climacteric women? J Sex Med. 2010 Nov;7(11):3695-714. doi: 10.1111/j.1743-6109.2010.01987.x.
[3] Dording CM1, Fisher L, Papakostas G, Farabaugh A, Sonawalla S, Fava M, Mischoulon D. A double-blind, randomized, pilot dose-finding study of maca root (L. meyenii) for the management of SSRI-induced sexual dysfunction. CNS Neurosci Ther. 2008 Fall;14(3):182-91. doi: 10.1111/j.1755-5949.2008.00052.x.

 

As informações e declarações deste artigo destinam-se única e exclusivamente para fins educacionais e não substituem o aconselhamento médico.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.