O refluxo ocorre quando o ácido do estômago retorna ao esófago e é muito comum na gravidez devido às alterações hormonais ou, com o avançar da gravidez devido à pressão da barriga no estômago.
A experiência de carregar uma vida dentro de nós é algo que ninguém nos tira! É como se o botão do egocentrismo se desligasse e começássemos a ver que existe muito além de nós e dos nossos desejos!
A responsabilidade e o sentido de missão ganham outro impacto, outra dinâmica e outro valor.
Mas…também não é o mar de rosas que se pinta!!
Quem já foi mãe ou pai sabe que com a beleza da parentalidade também surgem muitos desafios que nos obrigam a olhar para dentro e nos fazem aperceber dos nossos próprios bloqueios, mas isso são “águas para outro moinho” ou seja, para outro artigo (ehehe).
Fisicamente a gravidez pode realmente ser desafiante, principalmente quando já vamos a meio do percurso. Eu felizmente nunca tive refluxo durante a gestação do meu filho mas praticamente todas as minhas amigas tiveram, e pelo descrever da “coisa” é muito desagradável, sendo que os sintomas incluem:
- Sensação de ardor/dor no peito ou garganta
- Gosto ácido na boca
- Tosse
- Rouquidão
- Náuseas
Refluxo Pré-natal? Vê o que podes fazer
Existem alguns tratamentos padrão recomendados às grávidas em situações mais impactantes. Esses tratamentos incluem medicamentos antiácidos e inibidores de bomba de protões, para diminuir os incómodos causados pelo refluxo.
Embora possam apresentar um perfil de segurança razoável a curto prazo podem, a longo prazo, interferir com a absorção de nutrientes. Por isso, existem algumas soluções que podes testar antes de os tomares.
1. Amêndoas cruas.
As amêndoas ajudam a tonificar o esfíncter esofágico inferior, mantendo o ácido do estômago no seu lugar. Come diariamente um punhado delas, mas sem sal ok?!
2. Evita certos alimentos.
Alimentos picantes, tomates, refrigerantes e café são para evitar, principalmente ao jantar.
3. Evita a hortelã.
Estas espécies relaxam o esfíncter esofágico inferior permitindo que o ácido do estômago volte para cima e cause estragos.
4. Althea officinalis.
A raíz de Althea officinalis é uma planta excelente no tratamento do refluxo pré-natal.
Compra a planta a granel e faz uma decocção. Dose: 1 colher sopa da raiz para um copo de água. Deixa cozer durante 30 minutos e bebe. Podes beber 1 chávena duas vezes por dia.
Vê este vídeo sobre a azia >> Azia na gravidez << pode ser que te ajude!!
5. Caminha.
Faz uma caminhada ligeira após as refeições de forma a evitares o refluxo.
6. Dorme apoiada em várias almofadas.
Estas destinam-se a criar um ângulo de 45 graus para que a gravidade trabalhe a teu favor.
[…] vezes podemos sentir azia, indigestão, muitos gases, dores de estômago ou mesmo episódios de diarreia e obstipação, mas […]