Sê paciente com o teu corpo…

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

A sensação de mal-estar pode ser muito frustrante, especialmente quando não sabemos ao certo o que está a acontecer no nosso corpo.

 

A pergunta que todos os pacientes fazem é “quanto tempo vai demorar até eu me sentir melhor”?

A pergunta que eu faço é: “Quanto tempo demorou a ficar doente?

 

Embora seja possível fazer uma previsão de quanto tempo pode levar até a pessoa que nos procura se começar a sentir melhor, não há forma de o saber com certeza, porque cada pessoa é única e cada indivíduo tem o seu próprio conjunto de circunstâncias que podem afectar o tempo de recuperação.

Esse conjunto de circunstâncias afectam a rapidez com que o corpo se recupera de uma determinada doença e incluí factores como a genética, o quanto tempo estiveste doente, o tempo de sono nocturno, o stress a que estás sujeita, o tipo de alimentação que praticas e até mesmo a disciplina ou falta dela no seguimento do plano terapêutico.

 

Mais importante que tudo é olhares para trás e observares o quão longe já chegaste.

 

No início do tratamento, as alterações são normalmente mais perceptíveis.

Geralmente ocorrem melhorias notáveis nas primeiras semanas. Porém, conforme o tempo passa as alterações começam a ser menos visíveis.

Muito commumente os pacientes no 3º ou 4º mês de tratamento começam a relatar que já não sentem grande diferença, mas quando se olha para trás, para o ponto de partida, para o ponto onde começaram e se comparam os sintomas pode-se ver claramente que houve uma enorme evolução.

 

A recuperação da saúde leva tempo e é necessário paciência para que o corpo faça o seu trabalho.

 

Repara: Por cada ano doente, podes demorar no mínimo um mês a recuperar e isso depende da condição clinica que estás a tratar.

Se sofreste de distúrbios intestinais desde a adolescência e agora estás com 30 anos, então é provável que precises no mínimo de 15 meses de tratamento para chegares ao fundo da questão.

É importante entenderes que a recuperação da saúde leva tempo e impõe um nível de persistência contínuo.

Alguns sintomas resolvem-se em algumas semanas, enquanto outros podem levar meses ou mesmo anos, por isso, relembra-te que levou tempo para o corpo chegar a esse estado e vai levar algum tempo para recuperares dos danos e obteres a saúde de volta.

Persiste e sê feliz!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Subscrever
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Sou a Vera, naturopata especializada na saúde da mulher e da criança e autora do livro Nascer e Crescer Vegetariano.

    Segue nas Redes Sociais
    Categorias
    Livros e Materiais
    Cursos e Masterclasses Online

    Todas as informações fornecidas por este website destinam-se única e exclusivamente para finalidades informativas ou educacionais, não tendo a intenção de substituir as orientações fornecidas pelo profissional de saúde ou médico, nem para serem utilizadas para diagnóstico ou tratamento clinico.

    Tens a minha autorização para utilizar os conteúdos da página da forma que quiseres.

    Conhecimento e sabedoria são recursos inesgotáveis que crescem ao serem partilhados. Todos beneficiamos com isso! No entanto, não nos responsabilizamos por nenhuma consequência direta ou indiretamente tomada com base nas informações desde website.

    Se quiseres explorar mais conhecimentos e informações em fontes credíveis e reconhecidas, clica aqui para ver a lista de recursos que recomendo.