O sistema imunitário é um conjunto de células e processos que actuam contra agressores infecciosos como fungos, bactérias e vírus que penetram no nosso organismo.
Este mecanismo de defesa também nos protege contra defeitos no processo de reprodução das células que formam as células cancerígenas.
O reconhecimento desses agressores e a sua correspondente eliminação é realizado pelas células do sistema linfático e sanguíneo.
Um sistema imunitário funcional apresenta-se em homeostasia (equilíbrio) entre os seus vários componentes e quando desequilibrado torna-se incapaz de agir eficazmente contra os agentes infecciosos.
Nas consultas de naturopatia quando o quadro clínico se encontra associado a uma diminuição das defesas imunitárias, o primeiro passo é delinear toda uma estratégia que reforce o mecanismo de defesa da mulher de forma a que retorne ao seu estado de homeostasia, ou seja, de equilíbrio.
Na procura desse equilíbrio, utilizamos determinados alimentos e plantas medicinais que actuam como estimulantes gerais do organismo, ou seja, são consideradas plantas e alimentos imunomodeladores, cuja principal vantagem é o reforço que oferecem ao sistema imunitário.
Entre as várias plantas e alimentos utilizados destaco cinco:
- Equinácea (Echinacea purpurea)
- Astrágalo (Astragalus membranaceus)
- Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
- Kiwi (Actinidia deliciosa)
- Cogumelos como o Reishi
Estas e outras plantas devem ser usadas com cautela e de preferência orientadas por um profissional de saúde ok?
Informa-te sempre muito bem antes de decidires fazer uso de qualquer suplemento ou planta da mesma maneira que te informarias antes de fazeres uso de um medicamento.
Lembra-te a informação é poder.
Um beijinho ❤️